Projeto do município do Carmo é selecionado para Mostra Estadual de Práticas de Saúde

Evento buscou apresentar as principais experiências exitosas dos municípios fluminenses. Foto: Reprodução/internet

A cidade do Carmo participou da 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde RJ/ Ideia SUS e Fiocruz. O município foi representado pelo projeto da psicóloga Érica Regina Victório da Rocha, que desenvolveu uma iniciativa na área Psicossocial. O projeto alcançou a 5ª colocação entre as 73 experiências recebidas no estado do Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no dia 28 de abril e prestigiou os 6 primeiros projetos classificados através de uma apresentação online e premiação. Na palestra, os 6 idealizadores puderam apresentar iniciativas e experiências que podem fortalecer ainda mais o funcionamento do SUS em todo o estado. O evento também possibilitou um intercâmbio de práticas municipais implementadas no Sistema Único de Saúde, garantindo visibilidade a práticas de saúde na gestão dos municípios.

A apresentação aconteceu das 14h às 16h30 e foi transmitida pelo canal do Youtube da Fiocruz. O evento contou com a presença da Secretária Executiva do Cosems/RJ, Marcela de Souza Caldas; e do Coordenador de Relações Interinstitucionais da Presidência da FIOCRUZ e do Programa IdeiaSUS, Valcler Rangel Fernandes. Além disso, participou também o Secretário Municipal de Niterói e Presidente do COSEMS/RJ, Rodrigo Oliveira.

O projeto do município do Carmo

A autora do projeto finalista do município do Carmo, Erica Rocha, iniciou a sua apresentação destacando as práticas de Saúde Mental na cidade, que é reconhecida nacionalmente nesta área. A autora afirmou que o município é um campo fértil para a produção de conhecimento e experiência em ações comprometidas no SUS e que também possui órgãos que desempenham trabalhos importantes. Erica citou o trabalho do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), dos Centros de Convivências, e dos Serviços de Residências Terapêuticas que acolhem e respondem às necessidades de pessoas portadoras de transtornos mentais no município.

A iniciativa

O projeto da psicóloga Érica Rocha foi formalizado através da criação de um “cenário de usuário-guia” onde um estudante de medicina passa um mês acompanhando um usuário da Rede de Atenção Psicossocial do município do Carmo. O estudante trabalha analisando as demandas do usuário, os seus aspectos clínicos e também leva em consideração uma visão integrada sobre a vida do paciente.

Segundo Érica, o projeto busca capacitar o médico generalista para o atendimento de casos de Saúde Mental na Atenção Primária; e também deseja sensibilizar o estudante para as singularidades do acolhimento e cuidado ao usuário de saúde mental. Ainda segundo a psicóloga, o projeto está em funcionamento em Carmo desde 2017 e vem melhorando a vida dos usuários, mas também dos futuros médicos.

Em relação a metodologia do projeto, Erica Rocha afirmou durante a apresentação, que o futuro médico generalista assume diversas responsabilidades. O estudante tem a função de acompanhar o usuário-guia na clínica, mobilizando também toda a equipe. Além disso, o médico em formação realiza visitas domiciliares, entrevistas com familiares, entre outras ações voltadas para o bem estar, saúde, e qualidade de vida do usuário, que se sente acolhido e ainda mais pertencente à comunidade local.

Contudo, no fim da apresentação, a autora do projeto ressaltou os resultados que o cenário de usuário-guia vem trazendo para os pacientes do município. De acordo com Érica, em quase 5 anos de atividade, o projeto já contribuiu para a formação de cerca de 1000 médicos generalistas com competências e habilidades que garantem mais acolhimento e um atendimento integral do usuário de saúde mental. Erica também lembrou que a iniciativa já está promovendo o cuidado ampliado de cerca de 40 usuários-guia por mês.

Agradecimentos

Além de apresentar resultados efetivos para a gestão da Rede de Atenção Psicossocial da cidade de Carmo, Erica Rocha também fez alguns agradecimentos durante o evento. A autora agradeceu a todos os usuários, estudantes de medicina, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do município, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Carmo. Além disso, Erica agradeceu à Secretaria Estadual de Saúde do estado do Rio de Janeiro que ajudou a construir este trabalho de grande importância para a efetivação do SUS.

Confira os 6 projetos classificados no estado do Rio de Janeiro

1º – A IMPLANTAÇÃO DA CLÍNICA DE CANNABIS SATIVA, BEIJA FLOR, NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
Município: Armação dos Búzios
Nota classificatória: 98,2
Autor(a): Anaé Célia Dávila Diniz Lahud

2º – A TERAPIA COMUNITÁRIA ONLINE EM VOLTA REDONDA: DA IMPLANTAÇÃO AOS RESULTADOS EM UM ANO DE PROJETO
Município: Volta Redonda
Nota classificatória: 97,8
Autor(a): Silvia Mello dos Santos

3º – PLANO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DAS VIOLÊNCIAS -SERVIÇO HUMANIZADO NO HOSPITAL E A REDE DE CUIDADOS
Município: Mangaratiba
Nota classificatória: 96
Autor(a): Maria Elisa Barretto Goulart

4º – PLANEJAMENTO LOCAL ARTICULADO A AGENDA 2030 – RELATO DA EXPERIÊNCIA NO TERRITÓRIO DE QUISSAMÃ RJ
Município: Quissamã
Nota classificatória: 95
Autor(a): Delba Machado Barros

5º – FORMAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA TRAÇAR A REDE DE CUIDADOS EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CARMO/RJ
Município: Carmo
Nota classificatória: 93,6
Autor(a): Erica Regina Victorio da Rocha

6º – PROGRAMA MAMÃE VASSOURENSE COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A SAÚDE MATERNO INFANTIL
Município: Vassouras
Nota classificatória: 93,6
Autor(a): Raiane Furtado Pereira de Carvalho

Ver anterior

Prefeitura de Trajano de Moraes inaugura Centro de Atendimento ao Turista e nova sala do Empreendedor

Ver próximo

Prefeita de Macuco realiza processo de modernização do trânsito na cidade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!