Projeto ‘Florestamento Nobre’ busca levar sustentabilidade e tecnologia para agricultores de todo o país

Iniciativa é uma alternativa sustentável para o Brasil e garante aposentadoria rentável aos produtores. Foto: Reprodução/Internet

O Projeto Florestamento Nobre é uma iniciativa que busca produzir madeiras nobres como uma forma de garantir a previdência complementar de agricultores por todo o país. O projeto é idealizado pelo engenheiro agrônomo, Rommel Sauerbronn, e une tecnologia, economia e sustentabilidade.

Presente em 16 estados do Brasil, o projeto dá vida ao conceito de “aposentadoria verde”, onde o agricultor tem a possibilidade de adquirir uma previdência rentável com a produção de árvores nobres. A iniciativa, além de ter excelente retorno financeiro a longo prazo, reduz o corte de árvores nativas e por isso é benéfica para o meio ambiente.

No projeto, a madeira nobre mais utilizada no florestamento é a Teca. A árvore é nativa do continente asiático e é reconhecida como uma madeira tropical dura de alta qualidade. Além dela, o projeto produz as madeiras de Mognos e Cedros consorciadas com Palmeiras Juçaras entre outras. A iniciativa realiza ainda o plantio de alimentos orgânicos e plantas medicinais, utilizadas para a produção de óleos essenciais, principalmente, a Melaleuca alternifólia (Tea tree).

De acordo com Rommel Sauerbronn, as madeiras nobres, atualmente, exercem grande potencial no mercado de exportação do Brasil e têm grande presença em diversos países do mundo. O material também é comumente usado para a fabricação de móveis de excelente qualidade, que movimentam o setor de vendas da Classe A do país.

 

 

Conquistas e parcerias

Por conta do projeto Florestamento Nobre, o engenheiro Rommel Sauerbronn ganhou o prêmio Planeta Casa, em 2009; e o Prêmio CREA RJ Meio Ambiente, em 2013. Rommel também recebeu uma Moção de Parabenização da Câmara Municipal de Piedade (SP) em 2021 pelos serviços prestados ao município e ao Brasil.

A iniciativa também conquistou parcerias formais e informais ao longo dos anos, como em 12 Universidades e Centros de Pesquisas do Brasil, com vários Estudos Científicos, Dissertações, Teses de Mestrado e Doutorados. Entre as Universidades e Entidades parceiras estão: UFFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), Unicamp, USP, UNINOVE ( Universidade Nove de Julho); UFRRJ (Universidade Federal Rural do RJ); IAC (Instituto Agronômico de Campinas), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral/ Governo de SP), APTA (Agência de Pesquisa Tecnológica de SP); Universidade Federal de Salvador; e o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde do RJ.

 

 

Projeto de Lei

A iniciativa de previdência com a produção de madeiras nobres também teve presença no âmbito político no estado do Rio de Janeiro. Segundo Rommel Sauerbronn, o Vereador César Maia criou o projeto de Lei que busca implantar a Aromaterapia no SUS da cidade do Rio. A iniciativa passou em todas as Comissões e foi aprovada por unanimidade, em maio de 2021.

Segundo o projeto de lei, ficou reconhecida “a atividade de aromaterapia como terapia incluída nas Práticas Integrativas e Complementares da Saúde no Município do Rio de Janeiro, podendo ser ofertada nos serviços do Sistema Único de Saúde, próprios, contratados e conveniados”. A aromaterapia é uma técnica natural que busca fazer a aplicação de procedimentos terapêuticos usando os óleos essenciais por via tópica, inalação, massagens, banhos e outros, a fim de promover ou melhorar a saúde, o bem-estar e a higiene.

Por fim, Rommel contou ao JR que atualmente o trabalho no estado do Rio está sendo realizado na Secretaria Municipal de Saúde através da capacitação dos servidores da Rede de Postos de Saúde, UBSs, Hospitais. A iniciativa busca evidenciar a importância do uso dos óleos essenciais e hidrolatos orgânicos na saúde.

Ver anterior

Empreendedorismo acima de 55 anos tem queda no Estado do Rio

Ver próximo

Além de Cordeiro, Miracema, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Bom Jardim e Mendes receberão novas salas de cinema

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!