Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado

Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado

Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado

Um suspense psicológico do ponto de vista de uma suicida. Este é o enredo de “Tarde demais”, projeto de curta-metragem do cineasta Luciano Santos, contemplado no edital de Apoio a Obras Audiovisuais, da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao som do despertador, o espectador embarca no “último dia de vida” de Suzanne, uma jovem de 19 anos, que ao acordar, decide se livrar da sua dor com a sua morte. Elpis, da mesma idade, percebe que Suzanne está diferente e vai fazer de tudo para impedir que ela se mate. Nessa trama psicológica sobre o sentido da vida, os produtores buscam provocar a audiência a refletir sobre como evitar uma jornada de morte, antes que seja “Tarde demais”.

“Tarde demais” foi o único projeto da cidade distinguida na categoria “Curta-metragem” do edital da Lei Paulo Gustavo. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou a chamada pública em 04 de setembro, pelos quais serão investidos R$ 139 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos. Segundo os organizadores, foram inscritas, ao todo, mais de 6.500 ações culturais, de 83 municípios diferentes, sendo 1.677 para os editais de Apoio a Obras Audiovisuais.

Em 2014, Luciano Santos e Ilson Junior produziram, de forma independente, o curta “A Dama da Noite”, também baseado na obra de Pacheco. O filme, disponível no YouTube e exibido em diversos festivais, trata da história de um misterioso encontro entre um taxista e uma mulher, em seu insinuante vestido vermelho, em sua última viagem de um desgastante dia trabalho.

Ainda não há data para o início da produção do curta-metragem, mas Luciano Santos é otimista. “Desde o início tínhamos muitas ideias para colocar no filme, roteiro, equipe, locações e efeitos demandavam recursos que só a seleção em um edital da monta da Lei Paulo Gustavo podia abarcar. Buscamos diversas parcerias e alternativas, passamos inclusive por uma pandemia… até que o Santo Paulo Gustavo atendeu as nossas preces! Agora é partir para realização!”, afirma Luciano.

 

Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado
Projeto friburguense é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado

 

Sobre os autores

George dos Santos Pacheco é professor e escritor. Autor de treze livros, entre eles o aclamado thriller de suspense “O Pacto”, estreou na ficção com o romance “O fantasma do Mare Dei”, em 2010. Laureado em diversos concursos literários, também escreveu o livro de contos, “Tarde demais para Suzanne”, o erótico “Uma Aventura Perigosa”, além da autoficção “O mundo é pequeno demais para nós dois”. O conto “A Dama da Noite” foi adaptado para um curta-metragem homônimo em 2014, fruto da parceria com o cineasta Luciano Santos. Em 2017 e 2018, organizou a antologia Nova Friburgo: Contos, Crônicas, e Declarações de Amor.

Luciano de Oliveira Santos é ator, roteirista, cinegrafista, diretor, editor, gestor cultural e produtor independente, desenvolvendo trabalhos nas áreas do audiovisual, como roteiros, documentários, novas mídias institucionais, produção de filmes, séries, e minisséries, destacando-se nas oficinas do FRICINE e com os filmes “Pedido de Oração”, “A Dama da Noite”, “Em Busca do Omegatrone” e a web série “Outro Lado” com várias premiações internacionais.

 

Lei Paulo Gustavo
Lei Paulo Gustavo

Ver anterior

Tipocan – empresa em Cantagalo completa 50 anos

Ver próximo

“A fragilidade humana”, por Dr Júlio Carvalho

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!