Projeto de ginástica artística apoiado pelo Governo do Estado é inaugurado esta semana
Será inaugurado nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o projeto Sete Estrelas, que acontece na cidade de Macuco, na Região Serrana do Rio, com apoio do Governo do Estado. O objetivo principal da iniciativa é a criação e manutenção de uma escolinha de ginástica artística, a fim de promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes em situação de risco social, utilizando o esporte como ferramenta e contribuindo para o desenvolvimento desses jovens.
As aulas consistem no ensinamento de fundamentos básicos e técnicas de iniciação no processo ensino-aprendizagem de exercícios de solo e aparelhos, elaboração de séries, noções de arbitragem, tudo isso com vivências práticas e analíticas dos movimentos fundamentais de ginástica artística.
O projeto é uma iniciativa da modalidade idealizada pelo ex-ginasta e multi-campeão Diego Hypólito, com o patrocínio da Cimento Nacional e apoio do Governo do Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Realizado no Macuco Esporte Clube, o projeto tem como objetivo atender 120 crianças, de 4 a 13 anos, matriculadas na rede pública de ensino.
“A Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio tem muito orgulho em apoiar projetos como o Sete Estrelas, pensado por um grande ex-atleta como o Diego Hypólito. Nossa intenção é levar a prática esportiva para todos os municípios do nosso estado, porque ela tem o poder de mudar vidas. Além desses jovens poderem ter experiências incríveis com a prática da ginástica artística, podemos ajudar a formar novos esportistas de muito talento, que inclusive podem representar nosso país em grandes eventos no futuro, como as Olimpíadas“, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Com foco na difusão do esporte na região, o projeto oferecerá um atendimento de qualidade, conduzido por profissionais capacitados, promovendo o desenvolvimento esportivo e social das crianças. Além de estimular a prática esportiva, a iniciativa busca movimentar a economia local, gerando impacto positivo na comunidade.
Apesar da inauguração do Sete Estrelas estar marcada para o dia 5 de dezembro de 2024, as aulas terão início na primeira semana de fevereiro de 2025. A princípio o projeto terá 10 meses de duração, porém o objetivo é que ele seja renovado e se torne permanente, para que fique por prazo indeterminado.