Adolescentes e jovens com boas orientações e bem encaminhados geralmente se tornam adultos mais conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades para com a sociedade. Seguindo essa máxima, a Prefeitura de Macuco desenvolve desde o ano de 2007, na administração do então prefeito Rogério Bianchini, um projeto que continua se mantendo bem-sucedido graças às diretrizes voltadas aos ensinamentos sempre pontuais sobre temas diversificados voltados à juventude macuquense.
Idealizado e coordenado pelo Tenente Magno Júnior, o Projeto Guarda Mirim Ambiental de Macuco investe na formação dos munícipes para que se tornem o espelho de uma sociedade justa, fraterna e organizada. Através das lições de civismo, patriotismo, cidadania, hierarquia e disciplina, além de palestras sobre diversos temas atuais, eles recebem um aprendizado diferenciado para a vida. Em 2022, ao completar 15 anos de sucesso, a Guarda Mirim Ambiental continua cumprindo bem o seu papel, o que se confirma pelos mais de 350 alunos formados no decorrer do projeto.
Atual secretário de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana, Magno Júnior afirma que a meta é garantir a formação do caráter socioambiental dos jovens com idade entre 14 e 17 anos, faixa etária atendida pelo programa. Além do aprendizado e da colaboração com a Gestão Municipal, meninas e meninos participantes recebem ajuda de custo de R$ 150 mensais. “Não posso deixar de destacar nossa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, cujo titular Firmo Daflon tem sido um grande aliado viabilizando toda a estrutura para a execução do projeto”, lembra Magno.