O projeto InterAgir sobre a conscientização do autismo, na cidade de Cantagalo, busca promover a inclusão e conscientizar as pessoas. A iniciativa é fundamentada no ato de respeitar e aceitar o diferente, receita ideal para formar uma sociedade mais inclusiva e justa.
O projeto InterAgir é idealizado por três mulheres sonhadoras que caminham por uma causa necessária, formada pela experiência de anos de estudos e trabalho sobre o assunto. Na iniciativa estão presentes a vivência de uma mãe atípica, que sente a exclusão na pele; a professora dedicada e sensível que busca na sua prática docente fazer um trabalho bem humanizado; e uma amante dos estudos, que busca sempre o conhecimento, pois sabe que ele sempre abre portas.
Taiara Andrade é uma mãe atípica do Ulisses. Ela é neuropsicopedagoga especialista em Educação Especial Inclusiva, e atua como terapeuta na clínica Crescer em Nova Friburgo e em Cordeiro.
Ana Carolina Maia Libânio é filha de Eloísa Helena Maia e Adão Libânio, irmã de Leonardo Maia Libânio e mãe de Mariah. Formada em pedagogia e pós graduada em psicopedagogia, ela atua como professora na prefeitura de Duas Barras e é mediadora na prefeitura de Cordeiro.
Flávia Naegele Rodrigues é neta de Rita de Cássia Naegele e Juvenal Teixeira, filha de Maria das Graças e Jorge Naegele, nascida no Portozil. Licenciada em pedagogia e pós-graduada em administração e supervisão escolar, TEA, psicopedagogia e ABA, Flávia foi funcionária pública da prefeitura de Teresópolis, por 8 anos e é uma eterna estudante da educação.
Além de um time de mulheres fortes e talentosas, o projeto tem o apoio de uma mãe de autista, ativista da causa, Yana Rodrigues dos Santos, mãe da Maria Luiza Camacho, que é autista profundo. Yana está cursando pedagogia, pela Universidade Federal Unirio e atua no Marketing Digital. A iniciativa ainda conta com a colaboração de Aryella Guimarães, que é fotógrafa profissional e grande parceira na causa do autismo.
“Nós, representantes de coletivos e instituições, unimos forças para oferecer orientação e capacitação voltadas especialmente para funcionários de empresas privadas e servidores públicos. Mas não para por aí, nossos programas também estão abertos ao público em geral que deseja explorar o mundo da diversidade com um olhar de especialistas. O projeto InteAagir atua na necessidade de representatividade, promovendo conscientização sobre o TEA (Transtornos do espectro autista) e deficiências em escolas, empresas, serviços públicos e privados. São mães, pais , autistas, ativistas e especialistas unidos por uma sociedade mais inclusiva e anticapacitista”, afirma Flávia Naegele.
Por fim, o projeto Interagir busca ainda promover inclusão, diversidade e conscientização sobre o TEA e deficiências. A iniciativa conta com uma equipe qualificada e experiente para oferecer orientação e capacitação valiosa para as empresas, familiares, servidores públicos e o público em geral. Para conhecer mais sobre este belo trabalho basta seguir o instagram @projeto_interagir. Ou entrar em contato pelos telefones (47) 992747898 (Flávia) e (22) 981745215.