Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Projeto Páscoa Feliz comemora, em 2023, quatorze anos de doações de ovos de chocolate, para crianças carentes, no interior do estado do Rio. Cerca de 800 ovos, foram distribuídos no sábado, 8, e se estenderam no domingo, 9, nas cidades de Cantagalo, Cordeiro e Macuco.
A ação social teve início tímido em abril de 2009, quando foram realizadas as primeiras entregas, na zona rural, do município de Macuco. Com o passar dos anos, o projeto ganhou destaque e reconhecimento na região, às doações foram aumentando e passaram a fazer parte do calendário anual de muitas famílias. Novos doadores e apoiadores aderiram à causa e acreditaram que podiam somar forças e estender as doações para outras cidades.
O projeto ganhou um salto e hoje pode atender os bairros da Barreira, Reta e Volta da Ferradura, assim como todas as localidades da zona Rural de Macuco. Os bairros, Manancial e Pirazzo em Cordeiro, também são beneficiados, assim como, o Belo Horizonte (BNH), São Pedro I e II e o distrito de Boa Sorte, em Cantagalo.
O projeto sobrevive de doações, e após receber as de barras de chocolate, os ovos começam a ser confeccionados manualmente, até a data da entrega. Com a fabricação a todo vapor, a confecção alcançou em torno de 800 ovos, que passam de 500g a unidade e contam com brindes que vão dentro dos ovos, como, balas, bombons e bis.
De acordo com a jornalista Ingred Joia, idealizadora do projeto, as doações são gratificantes e é muito comemorada pelas crianças. “Realizamos as entregas por bairros e fazemos questão de entregar a todas as crianças, que ficam na expectativa nos aguardando. Ver cada sorriso é a certeza e cumprimos o nosso papel! É um trabalho intenso, mas conta com apoio de toda a minha família e amigos, além de empresas que acreditam no projeto e apoia anualmente, como, a Rota 116, Mavalério, Novamix, Ata Monitoramento, Ingred Despachante, Conservit, Serra Nobre Charcutaria e Rê Vende”, destaca.
Para organizar a distribuição dos ovos com total segurança, esse ano o projeto contou com o apoio da equipe de segurança Garras de Águia, que participaram das entregas e colaboraram para evitar aglomeração nas ruas.
Importante ressaltar que o projeto não tem finalidade política ou promocional e todas as doações em chocolate e os valores arrecadados são revertidos na compra de matéria-prima para a confecção dos ovos.