Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A piscicultura, ou criação de peixes, é uma excelente alternativa para o produtor rural, especialmente quando bem conduzida. O Projeto Piabanha, Prefeitura Municipal de Itaocara e o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira / PESAGRO-RIO se uniram a fim de fortalecer a atividade no município.
No mês de fevereiro serão distribuídos, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, 20.000 (peixes) juvenis aos agricultores familiares do município de Itaocara.
A ideia das autoridades municipais é promover o fortalecimento alimentar da população itaocarense, além de estimular o início de um novo processo produtivo nas propriedades rurais do município.
Foram definidos para a doação os peixes pirapitinga e carpa-capim, ambas as espécies produzidas na Estação do Projeto Piabanha Socioambiental, em Itaocara.
Algumas questões foram determinantes para a escolha dessas espécies, como: possuem carne saborosa; crescem rápido; são de fácil manejo; e o mais importante, caso escapem dos viveiros e cheguem até o Rio Paraíba do Sul, tais peixes não causarão grandes impactos nas populações de peixes nativos, pois não desovaram no ambiente natural.
Os produtores interessados na distribuição deverão se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura, que está localizada na parte superior da Rodoviária Municipal de Itaocara.
Na sequência dos cadastros, ocorrerão os agendamentos para as retiradas das doações, o que ocorrerá na sede do Projeto Piabanha Centro Socioambiental, localizada no Campo de Sementes, em Itaocara.
Para concluir o processo e retirar a doação, o agricultor familiar só precisará levar o certificado de retirada (emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura). Os peixes serão entregues dentro de embalagens apropriadas e fornecidas pelo Projeto Piabanha, e as doações ocorrerão entre os dias 18 de fevereiro a 18 de março de 2022.