Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário de Banquete é entregue ao prefeito de Bom Jardim

Presentes na foto, da esquerda para a direita: Ocimar Teixeira (Presidente do CBH-R2R) e Paulo Barros (Prefeito de Bom Jardim)

No último dia 26/04, o CBH-R2R realizou uma cerimônia de entrega oficial do projeto executivo de Sistema de Esgotamento Sanitário – SES da localidade de Banquete no município de Bom Jardim.

O Diretor Presidente do CBH-R2R, Ocimar Teixeira entregou ao prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, o projeto que foi financiado com recursos da cobrança pelo uso da água e deliberado pelo CBH-R2R. Também estiveram presentes no evento, a Secretária de Meio Ambiente do município, Regina Monnerat; o Superintendente da Rio+Saneamento, Christian Portugal, além de alguns vereadores e convidados.

Sobre o Projeto Executivo de Sistema de Esgotamento Sanitário

Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário de Banquete é entregue ao prefeito de Bom JardimTrata-se de um projeto executivo de um sistema de esgotamento sanitário para a localidade de Banquete/Bom Jardim. Este projeto prevê como e onde deverão ser instaladas as redes de captação de esgoto e a respectiva estação de tratamento de esgoto (ETE). E também, todos os estudos e projetos relacionados com a coleta e tratamento de esgoto constam no projeto (aspectos topográficos, arquitetônicos, elétricos, mecânicos, dentre outros).

O projeto executivo está constituído pelas seguintes partes: I – Memorial de execução e Projeto arquitetônico; II – Projeto de terraplanagem; III – Projeto estrutural e fundações; IV – Orçamento e Cronograma; V – Projeto Mecânico e VI – Projeto Elétrico.

Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário de Banquete é entregue ao prefeito de Bom JardimDe posse deste projeto, o município tem maiores possibilidades de obter recursos para no futuro conseguir realizar a obra. O Projeto SES apresentou uma previsão orçamentária de R$5,6 milhões para a realização da obra.

Financiamento do Projeto

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios – CBH-R2R publica desde 2013 editais de chamamento públicos para os municípios da região, com o objetivo de financiar os respectivos projetos de SES da localidade. O município de Bom Jardim inscreveu a localidade de Banquete no edital CBH-R2R do ano de 2015 (http://cbhriodoisrios.org.br/resolucoes/cbh-r2r/2015/45.pdf).

Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário de Banquete é entregue ao prefeito de Bom JardimEnfim, o projeto foi financiado pelo CBH-R2R através do seu programa de editais de SES da região. Já foram beneficiados por este programa do CBH os municípios de Macuco, Cordeiro, Santa Maria Madalena, São Fidélis e agora o município de Bom Jardim.

Bom Jardim tem também outras três localidades hierarquizadas para receber este mesmo projeto em um futuro próximo. As localidades deste município que foram hierarquizadas no Edital do CBH-R2R de 2020 foram: Distrito Sede, Distrito de Barra Alegre e Distrito de São José do Ribeirão.

Além de Bom Jardim, o programa SES do CBH-R2R também já hierarquizou e realizará outros projetos SES para as localidades dos seguintes municípios: Duas Barras, Cantagalo, São Fidélis, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto (http://cbhriodoisrios.org.br/resolucoes/cbh-r2r/2020/69.pdf).

O custo para a realização do Projeto SES de Banquete foi de R$ 100.930,09 (cem mil, novecentos e trinta reais e nove centavos) deliberado pelo CBH-R2R, recurso oriundo da cobrança pelo uso da água.

Ver anterior

Júlio Sanches assume Secretaria de Fazenda de Macuco

Ver próximo

Empreendedoras da Região Serrana são destaque no livro ¨Mulheres Que Orgulham o Rio¨

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!