Alunos do projeto Transformando Vidas participaram, ao longo de todo mês de outubro, conhecido como “Outubro Rosa”, de ações de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Os nove núcleos do projeto realizaram atividades integrativas como caminhadas, aulas especiais e palestras com especialistas para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o assunto.
“Temos cerca de dois mil alunos por todo o estado, com variada faixa etária, sendo a maioria do sexo feminino. Achamos importante trabalhar o assunto de forma acessível e com muita sensibilidade para despertar a importância do autocuidado. Muitos alunos nunca haviam feito qualquer tipo de prevenção. E é importante lembrar que homens também devem realizar o autoexame”, afirmou Rosângela Barbosa, coordenadora do projeto.
O que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Celebrado anualmente, tem como objetivo alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença, que podem ajudar a diminuir a mortalidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama são:
- Nódulo (caroço) geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada ou com cor similar à da casca da laranja;
- Alterações no mamilo (bico do peito);
- Saída de líquido (espontânea) de um dos mamilos;
- Surgimento de pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.
Projeto Transformando Vidas
O projeto Transformando Vidas é uma iniciativa do mandato do deputado federal Luiz Lima (PL-RJ), viabilizado através de emenda orçamentária, via Ministério do Esporte, com gestão da Associação Beneficente Bem-Viver (ABBV).
Com núcleos em Nova Friburgo, Carmo, Mendes, Nova Iguaçu, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Sapucaia e Volta Redonda, atende jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, promovendo, gratuitamente, aulas de dança, ginástica e ginástica funcional.