Projeto de Turismo “Caminhos do Imperador” está de volta em Boa Sorte

Com o objetivo de proporcionar uma viagem marcante pela história do município de Cantagalo, o projeto de turismo Caminhos do Imperador está de volta no distrito de Boa Sorte. A iniciativa atrai visitantes de todo o estado que buscam conhecer as histórias regionais e apreciar atrativos que preservam a cultura e costumes locais.

De acordo com o idealizador do projeto, o empresário Mezak Gualberto, o mês de maio marcará o retorno do passeio para a região. Segundo Mezak, no próximo mês duas agências de turismo já fecharam programas para os dias 14 e 28 de maio e, no dia 11, uma Escola da Rede Pública também irá conhecer o circuito turístico.

O passeio

O Caminhos do Imperador é um circuito turístico completo que oferece uma série de atrações e atividades para um dia inteiro. O passeio começa no Espaço Cultural Hemir Gil Caetano, localizado na loja Almek Center, e leva o visitante a conhecer um grande acervo da história regional.

O primeiro ponto de parada do passeio é a Pedra do Chapéu, onde, segundo a história, Dom Pedro II parou para tirar um cochilo e, ao acordar apressado, esqueceu o chapéu sobre a pedra, dando origem ao nome. Seguindo o percurso, os visitantes conhecem o Açude de Areias, em uma região que reúne uma grande variedade de pássaros e outros animais da fauna brasileira. De acordo com antigos moradores, no local existiam casas e plantações e o açude havia surgido misteriosamente.

Outros pontos de visita são a Vila Areinhas e a histórica Fazenda Santa Rita. A Villa Areinhas é uma comunidade quilombola onde 90% dos habitantes são negros e descendentes direto dos escravos da Fazenda de Areias. Já a Fazenda Santa Rita possui ainda as ruínas das antigas senzalas e foi o local onde o Barão de Nova Friburgo comercializava os escravos.

Durante todo o passeio, os participantes podem admirar as belezas do distrito e a rica história que Boa Sorte possui, evidenciando os cenários da região e a sua importância no traço histórico do país.

 

Projeto de Turismo "Caminhos do Imperador" está de volta em Boa Sorte
O circuito Caminhos do Imperador é marcado por grandes histórias sobre o Imperador D. Pedro II. Foto: Reprodução/Internet

 

Como participar

O passeio do Caminhos do Imperador acontece sempre aos sábados, tendo um grupo de no mínimo 15 pessoas. O programa tem início às 9h, com café da manhã na Loja Almek e uma visita ao espaço cultural. Depois, o grupo de visitantes realiza o percurso pela região, retornando às 13h30 na Fazenda Sossego, onde é servido um delicioso almoço típico. O programa termina por volta das 16h e garante uma experiência completa pela história local.

Para participar do passeio é preciso realizar reservas e agendamentos pelo telefone (22) 2553-2500. Crianças de até 6 anos não pagam ingresso, crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada e adultos R$ 150,00.

Ver anterior

Municípios recebem mais uma parcela do Fundo de Participação

Ver próximo

Duas Barras comemora 131 de emancipação com show do grupo Karametade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!