Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Objetivo é fazer alunos se mexerem
Baseado no projeto Acerte o Passo, da própria Secretaria de Esportes e Lazer de Nova Friburgo, o secretário Renato Satyro e sua equipe idealizaram o programa Escola Saudável, que consiste em disponibilizar equipes de professores de educação física para examinar pressão arterial e massa corporal dos alunos da rede pública de ensino e, assim, detectar e prevenir doenças, como a hipertensão.
Renato Satyro contou que a ideia é criar um projeto que vise melhorar a qualidade de vida das crianças que estudam nas escolas do município. “Existe o projeto Acerte o Passo, que atende pessoas que praticam caminhadas, aferindo a pressão, verificando níveis de glicemia, entre outras checagens rápidas. O programa atende uma vez por semana nos bairros de Olaria, Conselheiro Paulino e Centro. Durante um desses dias de exames, foi detectado que algumas pessoas estavam com a pressão arterial alterada, aí pensamos em resolver esse problema quando o indivíduo ainda é criança, por isso resolvemos lançar um programa similar nas escolas”, conta o secretário.
O secretário alertou, ainda, que a hipertensão é uma doença silenciosa e que, quanto mais cedo for identificada, menores serão as chances de complicações no futuro, por isso a ideia da implantação nas escolas.
Satyro detalhou como será a dinâmica do projeto, que começou a ser colocado em prática na última segunda-feira, 18 de junho, na Escola Municipal Odette Pena Muniz.
– O projeto consiste em por equipes de professores de educação física visitando todas as escolas de 6° ao 9° anos da rede municipal de ensino para aferição de pressão arterial e índice de massa corporal. Caso sejam detectadas alterações nos jovens, enviaremos relatórios para os pais e as direções das escolas, para que tomem as medidas necessárias”, anunciou.
Renato Satyro agradeceu a ajuda das secretarias municipais de Saúde e de Educação, para que o projeto Escola Saudável seja posto em prática. Ele também aproveitou para alertar para a o estilo de vida mais sedentário adotado pelo povo brasileiro, se mostrando preocupado com a saúde das crianças, que têm se mexido bem pouco.