Empresários pedem mais mão de obra para confecção à Faetec em Bom Jardim
Visando promover a inclusão social e a convivência entre as diferenças, a Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Assistência Social, por ocasião das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizou, com sucesso, no último dia 27 de agosto, no ginásio de esportes da cidade, o projeto ‘Viva a Diferença’.
Realizado desde 2011, por iniciativa da assistente social Fernanda Turque e do fisioterapeuta Felipe Turque, o projeto ‘Viva a Diferença’ vem crescendo ao longo dos anos recebendo inúmeros apoios não só da Prefeitura como da comunidade em geral.
Fernanda Turque destaca que o projeto que está voltado para a inclusão social tem seu foco direcionado para as pessoas com necessidades especiais, buscando promover inúmeras atividades que têm por objetivo final proporcionar a inclusão de crianças e jovens especiais através do divertimento e prazer.
– Isso permite estabelecer metas que ofereçam momentos de relacionamento e trocas interpessoais de modo espontâneo, tanto com grupos de iguais, como grupos inclusivos, melhorando as condições afetivo-sociais, quebrando preconceitos e tabus, e estimulando a aceitação pela sociedade – disse.
Contando com a presença de mais de 600 crianças que superlotaram o ginásio de esportes, surpreendendo até mesmo os organizadores do projeto, vale destacar que, para a realização e sucesso do evento, foi fundamental a participação de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, assim como a importante parceria da Secretaria de Educação, sob comando da secretária Sheila Maia, que envolveu inúmeras escolas da rede municipal, com destaque para o projeto Mais Educação, comandado pela professora Joelma e equipe, bem como a participação do Centro de Apoio Psicossocial (Caps); da Pestalozzi de Monnerat; do Centro Educacional Duas Barras (CEDB) e do Colégio Estadual Almirante Protógenes (Ceap).
Falando a respeito do evento, em entrevista exclusiva ao programa ‘Show da Tarde’, da Rádio 94 FM, comandado pela radialista Andréia Spilman, o prefeito Alex Rodrigues fez questão de destacar que todos merecem amor, carinho e, sobretudo, respeito, principalmente às pessoas de nossa comunidade, que possui necessidades especiais.
– A ideia e o espírito final do projeto é quebrar preconceitos e mostrar que todos somos iguais, respeitando as diferenças”, disse o prefeito ao se referir sobre o projeto. Ele lembrou, ainda, que a Prefeitura, sozinha, não pode ostentar que é capaz de realizar tudo, o que ela faz é apoiar as iniciativas da própria comunidade, pois essa é a sua principal missão – disse.
A festa seguiu com a apresentação do tema ‘Leitura e Dança faz Bem, Hip-Hop também’, onde o monitor de dança Estevão Arouca, do Projeto Mais Educação, comandou os alunos da professora Taiane, da Escola Municipal Vereador Alberto Alvino de Mattos, de Fazenda do Campo, dirigida pela professora Gerlane de Carvalho.
Sem dúvida, uma belíssima dança que emocionou a todos os presentes com destaque para participação especial do aluno cadeirante, Gilberto, de apenas 8 anos, que, apesar de suas limitações motoras, deu um verdadeiro show no palco ao lado dos seus coleguinhas de classe.
Devido ao seu desempenho e esforço, que representa o espírito do evento, o aluno Gilberto foi o escolhido para receber em nome dos colegas e das mãos da primeira-dama Mara Rodrigues, o troféu ‘Você faz a Diferença’.
Emocionada com a apresentação e o desempenho do aluno Gilberto, a primeira-dama Mara Rodrigues também rasgou elogios ao projeto.