Projetos aprovados no Parlamento Juvenil tratam de educação e atenção ao idoso

Estudantes elaboram as propostas, que são levadas a plenário e votadas

Projetos na área da educação e da atenção ao idoso foram os eleitos pelos integrantes da sexta edição do Parlamento Juvenil (PJ) para serem aprovados e enviados ao conhecimento do governador Sérgio Cabral. O projeto, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), terminou, no último dia 10 de agosto, com a aprovação de três proposições.

Entre as iniciativas está a da parlamentar juvenil Maria Joyce dos Santos, de 17 anos, representante do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O projeto foi o que recebeu mais votos, com 44 favoráveis, e trata da implantação de um mês de palestras vocacionais para alunos do Ensino Médio. “Para isso, podemos oferecer encontros com a participação de empresários, psicólogos e técnicos. Já se comprovou que o teste vocacional não é eficaz, deixa a gente mais confuso ainda”, comentou Maria.

Larissa dos Santos, representante de Santo Antônio de Pádua, também teve sua proposição referendada pelo plenário. Seu projeto trata da criação de programas socioeducativos de combate à discriminação e qualificação de orientadores pedagógicos, para jovens e crianças portadoras de deficiências. “Meu projeto tem como maior objetivo promover a integração social entre portadores deficiência que, muitas vezes, se sentem diferentes de nós por simplesmente não poderem realizar ações cotidianas”, justificou. O texto de Larissa obteve 42 votos favoráveis.

A criação de um sistema estadual de atendimento ao idoso foi o mote do projeto de Ronaldo da Silva Júnior, de 17 anos. O projeto do representante de Campos dos Goytacazes foi aprovado por 38 votos favoráveis. “Não esperava que meu projeto fosse aprovado, dentre tantas propostas tão bem elaboradas. Antes desta experiência, eu era indiferente à política. Hoje, percebo que minha postura se modificou totalmente. Pretendo continuar a ser um jovem atento aos problemas de Campos e de outros municípios”, ressaltou.

Mesmo sem a aprovação dos demais projetos, os demais parlamentares mostraram-se motivados a dar continuidade à ação. O representante do município de Trajano de Moraes, na Região Serrana, Paulo Gonçalves Neves Neto, de 15 anos, relatou a importância do aprendizado no projeto. “A todo o momento foi um processo democrático, do jeito que pede a Constituição brasileira. Só teve a acrescentar na vida de cada um aqui”, resumiu, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Coordenador do projeto, Bernardo Roberto avaliou positivamente o último dia do PJ. “Foi ótimo. Pudemos acompanhar claramente o amadurecimento técnico e político desde o primeiro dia até agora, além do entrosamento entre eles”.

Bernardo anunciou que a próxima etapa será anexar os projetos aprovados ao relatório de todas as atividades executadas na semana da sexta edição do PJ, e encaminhá-los aos 70 deputados estaduais e ao governador Sérgio Cabral.

Ver anterior

Estado realiza inventário de arte sacra fluminense

Ver próximo

Cruz Vermelha anuncia Acão Social em Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!