“Projetos Mão de Luva: revisitando a história de Cantagalo”, por Celso Frauches

Projetos são sonhos? Sonhar é preciso?

O Instituto Mão de Luva, nome fantasia da Associação Instituto Cultural Mão de Luva, é uma associação civil sem fins lucrativos, criada e mantida na forma prevista no Código Civil. Não remunera seus sócios e membros da Diretoria, sob qualquer forma, direta ou indiretamente. É mantido pela contribuição de seu quadro social. Doações ou contribuições da livre iniciativa ou dos órgãos públicos serão direcionados exclusivamente para a realização dos projetos aprovados pela Diretoria. O Instituto está cadastrado na Receita Federal – CNPJ – sob o nº 45.436.783/0001-99. A ata de constituição e o Estatuto estão registrados no Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob o nº 1.380, Livro A-2, no Cartório Único da Comarca do Município de Cantagalo. O Instituto não visa exclusivamente resgatar a história Manoel Henriques, o Mão de Luva, como fundador de Cantagalo. O objetivo é mais amplo e ambicioso. No momento, a Diretoria está trabalhando nos projetos resumidos a seguir.

Projeto Mão de Luva

Mão de Luva na visão de Acácio Ferreira Dias, na capa de seu livro "O Mão de Luva - Fundador de Cantagalo"
Mão de Luva na visão de Acácio Ferreira Dias, na capa de seu livro “O Mão de Luva – Fundador de Cantagalo”

O Projeto Manoel Henriques (ML-101) tem por finalidade resgatar a verdadeira história da vida e obra de Manoel Henriques, cognominado Mão de Luva, a partir do mito ao mineiro nascido na vila de Ouro Branco, nas Minas Gerais. Ali casou-se na Igreja Católica, constituindo família com três filhos. Construiu o seu “império” na região fluminense conhecida por Sertões de Macacu, no século 18, entre a Serra do Mar e o Rio Paraíba do Sul, ao lado de seus irmãos e escravos.

Projeto Caminhos de Mão de Luva

O Projeto Caminhos de Mão de Luva (ML-102) destina-se a elaborar o mapa dos locais em que Manoel Henriques, o Mão de Luva, garimpou ouro de aluvião nos rios dos Sertões de Macacu, de Nova Friburgo a Cantagalo.

Projeto Mão de Luva para Crianças

Mão de Luva na visão do escultor cantagalense Honório Peçanha para o livro "Mão de Luva - o fundador de Cantagalo", de Amélia Tomás
Mão de Luva na visão do escultor cantagalense Honório Peçanha para o livro “Mão de Luva – o fundador de Cantagalo”, de Amélia Tomás

O Projeto Mão de Luva para Crianças (ML-103) tem por base o livro “A odisseia de Mão de Luva na região serrana fluminense”, de autoria do jornalista, pesquisador e escritor Sebastião A. B. de Carvalho (Cantagalo, RJ: Outra Margem, 2020). A professora Fabiana Figueira Corrêa elaborou o livro “Mão de Luva para Crianças”, com gravuras de Arthur Consídera. O livro está no prelo com a publicação agendada para o mês de julho de 2022.

Projeto Escravidão em Cantagalo

O Projeto Escravidão em Cantagalo (ML-104) visa ao levantamento das origens da escravidão nos Sertões de Macacu, região de Cantagalo, e a contribuição inestimável desses cidadãos – Benguela, Angola, Congo e Monjolo – para o desenvolvimento do folclore, da cultura e da economia na hoje chamada Região Serrana.

Projeto Indígenas dos Sertões de Macacu

Indígenas da região de Cantagalo
Indígenas da região de Cantagalo

O Projeto Indígenas dos Sertões de Macacu (ML-105) pretende levantar a ocupação do território dessa região pelos índios Coroados, Puris e Coropós até a chegada de Manoel Henriques, o Mão de Luva, e atuação deste na vida dos nativos.

Projeto MISC

O Projeto do Museu de Imagem e Som de Cantagalo (ML-106) tem por objetivo gravar depoimentos ou entrevistas de personalidades sobre suas atividades ou de terceiros no desenvolvimento socioeconômico do município de Cantagalo e Região dos antigos Sertões de Macacu. Projeto em andamento. Temos gravados onze depoimentos e entrevistas, em parceria com a TV Interior.

Projeto Personalidades de Cantagalo

O Projeto Personalidades de Cantagalo (ML-107) pretende editar artigos e livros sobre personalidades cantagalenses que contribuíram para o desenvolvimento da região de Cantagalo, desde os tempos dos Sertões de Macacu, em todas as áreas sociais e dos setores econômicos, começando pelo garimpo do ouro e passando pela era do café, da pecuária e do calcário. Os artigos são publicados no Jornal da Região. Em fase de elaboração o primeiro livro da série, a ser editado em novembro de 2022.

Projeto História de Cantagalo

Mapa de região ocupada por Mão de Luva para o garimpo do ouro de aluvião nos rios dos Sertões de Macacu
Mapa de região ocupada por Mão de Luva para o garimpo do ouro de aluvião nos rios dos Sertões de Macacu

O Projeto História de Cantagalo (ML-108) tem por objetivo resgatar a história da região de Cantagalo desde a ocupação dos Sertões de Macacu por Manoel Henriques, o Mão de Luva, no século 18, até esta terceira década do século 21. Pesquisa em andamento.

Projeto História nas Escolas de Educação Básica

O Projeto História nas Escolas de Educação Básica (ML-109) destina-se a levar às escolas do município de Cantagalo, inicialmente, os mais importantes lances da história de Cantagalo e sua Região, desde os tempos das ocupações de nativos indígenas, em parceria com o Jornal da Região e a efetiva participação da equipe do Instituto Mão de Luva e do JR. Em fase de elaboração para implantação a partir do segundo semestre letivo de 2022.

Projeto Folias de Reis

O Projeto Folias de Reis (ML-110) pretende resgatar a história desse importante folclore da região e desenvolver iniciativas para a regular apresentação das Folias de Reis entre o Natal e o Dia de Reis, em parceria com a TV Interior, com a participação da professora e pesquisadora Eny Batista.

Projeto Quadrilhas Juninas

O Projeto Quadrilhas Juninas (ML-111) tem por finalidade tornar efetiva a organização e o regular desfile anual das quadrilhas juninas, no mês de junho, em parceria com a TV Interior.

Projeto Vereadores de Cantagalo

O Projeto Vereadores de Cantagalo (ML-112) está sendo elaborado a partir de pesquisa realizada pelo professor, pesquisador e escritor Gerson Tavares do Carmo, concluída em 2008. Está na fase da pesquisa atualizada de 1900 até a atual legislatura (2021/2024). Lançamento previsto para 14 de março de 2023, nas comemorações do 209º aniversário do município de Cantagalo.

Projeto Prefeitos de Cantagalo

Celso Frauches
Celso Frauches é escritor, jornalista, já foi secretário Municipal em Cantagalo e é presidente do Instituto Mão de Luva.

O Projeto Prefeitos de Cantagalo (ML-113) tem o objetivo de levantar a história e o desempenho dos prefeitos de Cantagalo, desde o império até a terceira década do século 21. Em fase de coleta de dados para a elaboração final, seguida da publicação do livro respectivo, prevista para o final de 2023.

Projeto Fazendas Históricas de Cantagalo

O Projeto Fazendas Históricas de Cantagalo (ML-114) pretende reunir, em uma publicação, a história das fazendas do Município, a partir das sesmarias, implantadas após a devastação do povoado de Mão de Luva, passando pela era do café e concluindo com a era da pecuária, com a participação de Rosa Maria O. Werneck Rossi de Carvalho.

Essa é a nossa missão institucional, educacional e cultural. O Instituto Mão de Luva espera o apoio das pessoas, das organizações da sociedade civil, das empresas e dos governos Municipal e Estadual, por intermédio de seus órgãos destinados a fomentarem as instituições que atuam seriamente nas áreas educacionais e culturais na região do antigo Sertões de Macacu. Os interessados em qualquer desses projetos podem doar ou emprestar documentos, fotos, escritos, livros para serem digitalizados, usados e colocados nos arquivos digitais do www.maodeluva.net.br. A doação financeira é prevista com a entrega aos interessados dos custos do projeto escolhido e a data da prestação de contas, devidamente documentada.

É preciso sonhar, sim. E os sonhos transformam-se em Projetos. Mas os Projetos não são apenas sonhos; são esperança. Estão no coração, mas anseiam ser realidade.

Celso Frauches é escritor, jornalista, já foi secretário Municipal em Cantagalo e é presidente do Instituto Mão de Luva.

Ver anterior

Cantagalo e Friburgo receberão os Cortejos Circenses do Projeto Caravana Carequinha

Ver próximo

Prefeitura de Cantagalo inaugura obras em três ruas de Boa Sorte

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!