Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Representantes do programa estiveram na cidade para conhecer as opções de local
Uma reunião, dia 8 de novembro, deixou mais próximo o desejo da Prefeitura de Carmo de levar uma unidade do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para o município. Representantes do Município se encontraram com o coordenador geral do programa, Heraldo Fernandes, e com um dos funcionários administrativos da equipe, Luiz Antunes de Sá, na sede da Fazenda do Livramento, antigo Hospital Estadual Teixeira Brandão, para tratar da unidade que deve ser instalada no local nos próximos meses.
A expectativa após a reunião é de que, até março de 2014, estejam funcionando, pelo menos, cinco cursos em Carmo para atender às demandas. “Existe uma demanda e vamos colocar isso em prática. Precisamos, agora, trabalhar a demanda existente em Carmo para a gente, efetivamente, a partir de março, iniciar os cursos de formação inicial e continuada” afirmou o coordenador geral do Pronatec, Heraldo Fernandes.
A articulação para a vinda do Pronatec para o município começou com um encontro agendado pelo deputado Federal Luiz Sérgio (PT-RJ) com a reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Dantas Soares, para o último dia de outubro. O vice-prefeito César Ladeira (PT); o secretário Geral do município, Armando Monteiro; e o empresário carmense e amigo do deputado Luiz Sérgio, Luiz Antônio da Costa, representaram Carmo na reunião. “Foi exposto pela reitora que há muito interesse da universidade de vir para cá, porque nossa região é a que tem os menores números do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado. Então, há um interesse do Governo Federal, porque, na nossa região, não tem universidade nem escola técnica”, lembrou o secretário Geral do município, Armando Monteiro.
Outra presença importante na primeira reunião foi a da professora da Universidade Rural, Solange São Paulo de Souza. Ela tem longa ligação com Carmo e tem prestado um serviço de grande valia para implantar um braço da universidade no município. A chegada dos cursos de formação inicial e continuada é o primeiro passo para que venham os cursos técnicos e, finalmente, a formação universitária para Carmo. “A esperança é muito grande depois de ter visto a possibilidade da vinda dos cursos. Precisamos abrir o horizonte e ver que a UFRRJ está interessada na nossa questão. A gente agradece aos coordenadores da Rural pela disponibilidade e pelo empenho. Já visitamos o Russier (Escola Municipal Antônio Russier), a Fazenda do Livramento e as instalações foram pré-aprovadas. Isso só nos ajuda”, concluiu o vice-prefeito César Ladeira.