Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Inscrições para recebimento de mudas para reflorestamento vão até 20 de setembro
A Fundação SOS Mata Atlântica está com inscrições abertas para mais um edital do programa Clickarvore. O IV Edital vai fornecer 600 mil mudas de espécies nativas a proprietários de terras do estado do Rio de Janeiro interessados em realizar a restauração da Mata Atlântica.
O edital é aberto para proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e ONGs. Quem tiver interesse deve se inscrever até o dia 20 de setembro de 2012 pelo site www.clickarvore.com.br. O programa Clickarvore é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Grupo Abril. Os recursos para o edital são do Bradesco Cartões.
De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado do Rio de Janeiro teve uma grande evolução nos últimos anos com relação ao desmatamento. O estado já havia sido campeão de devastação da Mata Atlântica em edições anteriores, mas, no período de 2010 a 2011, ficou entre os que menos desmataram o bioma, retirando apenas 92 hectares de floresta nativa. O número mostra que, apesar da redução, o desmatamento ainda acontece, mas que o estado apresenta uma melhora.
Segundo a coordenadora do Clickarvore, Aretha Medina, o edital foi concebido para contribuir com a restauração florestal de áreas prioritárias do bioma, especialmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs). “Com este edital, temos a intenção de promover a proteção dos recursos hídricos, a conectividade de fragmentos florestais e a restauração da biodiversidade regional”, destaca.
Para serem contemplados com a doação das mudas, os projetos devem ter como objetivo a restauração florestal, a conservação da biodiversidade regional, a proteção dos recursos hídricos, a conectividade de fragmentos florestais e a proximidade de Unidades de Conservação (UCs). Serão apoiados pelo programa apenas projetos para a restauração de áreas entre 1,5 e 30 hectares.
Depois da doação de mudas para os proprietários, a SOS Mata Atlântica fará, ainda, vistorias para verificar como está sendo conduzido o projeto de restauração florestal contemplado pelo edital. Constatado o sucesso do plantio, após o período de três anos, os proprietários rurais receberão incentivos pela restauração florestal realizada.
Além do Rio de Janeiro, o edital também está aberto para proprietários do Espírito Santo, Noroeste de São Paulo, Sudoeste e Leste do Mato Grosso do Sul, Norte Central e Noroeste do Paraná e Sul da Bahia.