Criação de peixes é viável economicamente e oferece alternativas para produção em Trajano

Cada vez mais, produtores rurais em Trajano de Moraes estão apostando na criação de peixes, como forma de aumentar a renda e desenvolver cadeias propícias para a região. A piscicultura vem aos poucos dividindo espaço com a agricultura familiar nas propriedades do município. Na represa de Tapera, por exemplo, o movimento tem aumentado significantemente. O prefeito Rodrigo Viana e o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes estiveram recentemente em uma fazenda aquática para conhecer de perto a criação.

A atividade não é considerada ainda a principal nas propriedades rurais, já que a agricultura é predominante, porém agrega valor à renda de diversas famílias que tem a piscicultura como uma alternativa a mais. A prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura tem dado apoio com abertura e conservação das estradas vicinais. O acesso a essas fazendas aquáticas contam com apoio de máquinas e caminhões na abertura e conservação destes acessos.

“Estou encantado em ver essa fazenda aquática. Quero parabenizar a Associação. Pedi ao secretário municipal de Agricultura Daniel Fagundes que de suporte a esses produtores. Essa será futuramente mais uma alternativa de produção em nosso município. Hoje, a atividade se tornou rentável e percebo que os produtores já conseguem obter retorno”, observou o prefeito Rodrigo Viana.

Muitas iniciativas de estímulo a piscicultura vão ser postas em prática a partir de uma parceria com os agricultores. “A pesca nessa região sempre foi realizada de maneira artesanal. Observo que esses produtores pretendem dar inicio a essa cadeia de uma forma estruturada e aprofundada. Hoje tenho orgulho de dizer que é mais um projeto colocado em prática em Trajano de Moraes e que já deu certo”, comentou o secretário Daniel Fagundes.

O mercado para a piscicultura sobra, por causa do crescimento do poder de compra e a procura pelo pescado aumentou por causa da qualidade oferecida pela carne do peixe. O Brasil, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), até 2030 poderá ser um dos maiores produtores de pescado, pois é um país que possui imenso potencial pesqueiro.

 

ASCOM, Trajano, Psicultura
(Foto: Douglas Smmithy)

Ver anterior

Escolinha Léo Moura Macuco é campeã invicta sub-9 de futsal

Ver próximo

Firjan leva inovação e tecnologia a Fevest Show 2019

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!