Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Esse plano será instaurado sempre que o município estiver em alerta. Nenhum secretário ou funcionário estará de férias durante o período de chuvas e as secretarias devem adotar imediatamente diversas ações. O objetivo é estabelecer, de forma clara e precisa, os procedimentos a serem observados pelas secretarias e órgãos envolvidos.
As principais secretarias envolvidas no plano de contingência em um primeiro momento são: Defesa Civil, Ordem Urbana, Serviços Públicos, Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Autran, Olaria, Conselheiro Paulino, Geral e Comunicação Social. As demais secretarias participarão de acordo com as necessidades. De acordo com o plano, caberá a cada secretaria encaminhar imediatamente aos pontos de controle da Prefeitura, localizados no Centro (Defesa Civil), Olaria e em Conselheiro Paulino, máquinas e equipamentos, veículos e motoristas, além de funcionários.
À Defesa Civil cabe coordenar todas as ações; à Educação, abrir as escolas e creches, disponibilizar cozinha, merenda escolar e um ônibus para cada ponto de controle; à de Saúde, abrir os postos de saúde, encaminhar ambulâncias para os pontos de controle, equipadas e com funcionários, e formar equipes para atuar com a de Assistência Social; à Autran, em conjunto com a Secretaria de Ordem Urbana, manter e regular o fluxo de veículos, interditar vias, e definir estacionamento de veículos para as ações emergenciais.