Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Encontro, em Santa Catarina, discute a mídia impressa do interior em todo o País
Diretores de jornais do interior do Brasil estiveram reunidos em Florianópolis (SC), de 29 de junho a 1º de julho. Do Rio de Janeiro, participaram 12 jornais, entre eles o JORNAL DA REGIÃO, representado pelo editor Célio Figueiredo.
O II Encontro Nacional dos Jornais do Interior e do 40º Congresso da Adjori-SC (Associação dos Diretores de Jornais do Interior em Santa Catarina) promoveu um painel sobre investimentos de mídia do Governo Federal e do Governo de Santa Catarina e contou com palestras de Fabrício Costa, diretor de mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e de Norberto Ungararetti Júnior, da Secretaria de Comunicação de Santa Catarina.
Fabrício Costa fez uma retrospectiva do processo de regionalização da mídia federal, lembrando que essa diretriz foi tomada em 2006 e virou decreto em 2008. Disse que, justamente por se tratar de verba pública, originária de impostos, deve ter aplicações transparentes e eficientes.
Lembrou que a Secretaria de Comunicação do Paraná está construindo o Cadastro Nacional de Veículos, que continha 499 órgãos de imprensa em 2003 e que, hoje, já tem cadastrados 8.519 veículos, abrangendo 3.450 municípios. Destes veículos, 2.528 são jornais; 3.704 são rádios; 880 são portais; 844 são revistas e 51 são mídia exterior.
Norberto Ungaretti Júnior expôs os números dos investimentos publicitários do Governo do Estado de Santa Catarina com os percentuais destinados ao Meio Jornal e, dentro disso, o endereçado aos jornais do interior, desde 2004. Naquele ano, a verba da Secom foi de R$ 27 milhões, sendo 27% destinada para o meio Jornal, dos quais 58,65% para os veículos locais/regionais. Em 2011, informou Ungaretti, da fatia de 36,6% destinada aos jornais, os veículos locais/regionais ficaram com mais de 76%. A média histórica, segundo Ungaretti, é 32,15% para o meio Jornal, sendo 69,35% para jornais do interior. O diretor de Divulgação da Secom-SC revelou que, este ano, até hoje (30 de junho), o percentual da verba publicitária estadual para o segmento jornal está em 27%, sendo 67,41% destinados aos jornais do interior.
O evento em Santa Catarina contou com jornais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Sergipe e, principalmente, do estado de Santa Catarina. O presidente da Adjori-SC, que também preside a entidade a nível nacional, Miguel Gorby, que é proprietário dos jornais ‘Folha do Oeste’ e ‘Tribuna de Santa Catarina’, afirmou que o evento é histórico para os jornais do interior. “Mais do que nunca, nosso segmento é assediado por uma questão mundial: qual é o futuro do jornal? Qual o jornal do futuro?”, questionou.
Miguel Gorby apresentou, durante seu pronunciamento, alguns temas importantes para os jornais do interior. “Podemos não ter a resposta completa, mas já temos algumas certezas e caminhos a seguir”, conclamou, enumerando os temas.
Para ele, os jornais do interior do Brasil só serão fortes e reconhecidos se estiverem unidos e integrados numa entidade também forte e reconhecida pelo mercado, pelos anunciantes e pelos governos. Disse, ainda, que os jornais do interior não podem prescindir das novas tecnologias e dos sistemas que integram desde a redação até a distribuição.
Outro destaque dado é que os jornais do interior necessitam construir portais e sites integrados a uma grande rede, para oferecer aos leitores conteúdos diários, independentemente da sua periodicidade.
– Os jornais do interior precisam ter uma ação editorial integrada, com o compromisso de publicação, identificação e clipagem das notícias, entrevistas e colunas que são do interesse institucional do nosso segmento. Devem responder ao mercado, aos anunciantes e aos governos, oferecendo uma verificação de distribuição chancelada por organismos confiáveis. Devem ter equipes de venda eficientes e motivadas para que os empreendimentos jornalísticos tenham fôlego financeiro que lhes assegurem a independência editorial – finalizou.