‘… quando uma banda de música deixa de existir, o país perde um pouco da sua cultura …’

Fazendo parte da programação dos festejos comemorativos aos 100 anos de fundação da Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que se apresentou no dia do aniversário da banda de Cantagalo, no último sábado, 15 de novembro, teve dois motivos para comemorar a data e caprichar na apresentação; o centenário da anfitriã e os 118 anos da primeira apresentação oficial da Banda do Corpo de Bombeiros, em 15 de novembro de 1896, durante a inauguração do Posto de Bombeiros de Humaitá, no Rio de Janeiro, quando abrilhantou a solenidade com um grupo de 25 músicos. A criação mesmo se deu um pouco antes, em 30 de outubro do mesmo ano.

Em Cantagalo, sob a regência do maestro titular, capitão Aurimar Bento Donato, comandante do Grupo de Músicos do Corpo de Bombeiros, embora sinfônica, a banda apresentou um repertório popular, o que agradou o público presente, que, por várias vezes, aplaudiu o concerto de pé. 

– Queremos tocar mais vezes aqui, pois sempre há uma receptividade muito boa, típica dos cantagalenses. Desfilamos aqui em março, durante o aniversário de 200 anos da cidade, estamos aqui hoje, comemorando os 100 anos da Sociedade Musical 15 de Novembro, e queremos voltar outras vezes. Convidem-nos, pois será um grande prazer voltar a esta bela e importante cidade – destacou o maestro, para aplausos da plateia.

Em outro momento da apresentação, que durou cerca de uma hora, o maestro voltou a fazer referência à cidade. Desta vez, parabenizou o culto que estava presenciando em prol da uma banda de música.

– É comum, pelo Brasil afora, por falta de apoio, a gente ver as bandas de música serem extintas. Aqui, ao contrário, estamos vendo um povo que cultiva seu amor à banda de música, que celebra seus 100 anos de fundação e que forma grupos de apoio para garantir a sobrevivência dessa expressão cultural. Isso sem falar na participação do poder público, que também demonstra uma preocupação em manter viva essa tradição. Podem ter certeza, quando uma banda de música deixa de existir, o país perde um pouco da sua cultura. Vocês, de Cantagalo, estão de parabéns – finalizou.

A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro se apresentou em Cantagalo através da intervenção da Secretaria de Cultura, que conseguiu agendar a participação da agremiação na programação festiva da Sociedade Musical 15 de Novembro. 

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Cristiane Robadey, isso foi possível graças à boa vontade do comandante geral do Corpo de Bombeiros no estado, coronel Sérgio Simões, e a intervenção do coronel Roberto Robadey Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros na Região Serrana, que intermediou os contatos.

Ver anterior

No Dia Nacional da Cultura, Carmo reabre biblioteca municipal

Ver próximo

Centenário da 15 de Novembro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!