“Quanto pior, melhor”, por Dr Júlio Carvalho

boas notícias

boas notícias

Certa vez, ao ser entrevistado, um locutor de uma rede de TV disse: “Infelizmente, quanto pior a notícia, maior é a audiência”. Talvez, amparado nesse conceito absurdo, os jornais televisivos passaram a apresentar as piores notícias de fatos violentos ocorridos no Brasil e no mundo.

Em virtude de verdadeiro massacre mental, à noite, depois de um dia de trabalho, passei a não assistir noticiários, sentando-me defronte a televisão apenas para ver programas sobre turismo, natureza e esportes; com isso, passei a dormir melhor, com a mente mais limpa e mais tranquila.

Hoje, não estando muito inspirado para escrever um artigo, resolvi passar algumas notícias aos leitores; claro que todas boas e favoráveis ao Brasil e ao povo sofredor. Não sei se serão do agrado de todos, mas tenho certeza que não serão fonte de neuroses futuras. Vejamos algumas:

01 – Desemprego – Em dezembro de 2022, estava em torno de 12% da população apta a trabalhar. Hoje, caiu para 7,5%. Significa que tem mais brasileiros com salários garantidos no fim do mês e suas famílias com mais alimentos durante as refeições.

02 – Reservas cambiais – O Brasil, no momento, possui robustas reservas cambiais em torno de 350 bilhões de dólares. São bilhões e não milhões.

03 – A exportação de petróleo, minérios, carnes, soja e outros alimentos aumentam dia a dia, o que significa maior entrada de dólares e outras moedas fortes para o país.

04 – Grande produtor de petróleo – Graças ao pré-sal, o Brasil vem se tornando um dos maiores produtores mundiais do petróleo, atualmente, produzimos cerca de 4% da oferta mundial.

05 – Lucro na balança comercial – Com exportação maior que as importações, a balança comercial do Brasil deverá ter em 2023 um lucro de 80 bilhões de dólares.

06 – Queda nos juros – Cada vez que o Banco Central se reúne, determina a queda dos juros paulatinamente, o que é bom para o comércio e a indústria.

07 – Grande safra agrícola – Está prevista a maior colheita de grãos na atual safra. Isto significa mais alimento na mesa dos brasileiros e, provavelmente, por melhores preços.

08 – A inflação vem em queda, devendo fechar 2023 em 5%; estando previsto 3% para o próximo ano.

09 – Nos Jogos Pan-americanos, realizados do Chile, entre 20 de outubro e 05 de novembro desse ano, o Brasil enviou uma representação com 622 atletas, conseguindo um feito inédito, 2º lugar com um total de 205 medalhas: 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze.

10 – Nos jogos Parapan-americanos, o resultado ainda foi melhor, os brasileiros se colocaram em primeiro lugar, com 343 medalhas; sendo 156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze. Só na natação, os brasileiros foram ao pódio 120 vezes e o carioca Douglas Matera venceu todas as provas disputadas em piscinas, acumulando oito medalhas de ouro no Chile.

As vitórias dos brasileiros com alguma deficiência física são, antes de tudo, vitórias da superação, servindo de exemplo para todos que lutam por algum ideal.

11 – Para não dizer que esqueci do nosso município, lembro aos leitores que Cantagalo, pelo segundo ano seguido, recebeu a maior nota estadual no Programa de Assistência Básica à Saúde. Parabéns a todos que trabalham nesse setor e que cada ano possa ser melhor.

12 – Para terminar, a Firjan classificou o município de Cantagalo em primeiro lugar no critério de liquidez, com nota máxima, e excelente nível de autonomia.

Espero que uma dúzia de notícias favoráveis ao Brasil e a Cantagalo sirva de estímulo aos que não creem que é possível um mundo melhor.

 

Júlio Marcos de Souza Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo
Júlio Marcos de Souza Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo

Ver anterior

Prefeito de Carmo autoriza pagar o piso nacional aos professores municipais

Ver próximo

Time do Ipituna vence Campeonato Municipal de São Sebastião do Alto

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!