Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Por sorte, ninguém ficou ferido
Na tarde do dia 15 de outubro um raio caiu, por volta das 15h, no Centro da Praça Nilo Peçanha, em Trajano de Moraes, atingindo em cheio um enorme pinheiro. Felizmente, naquele momento chovia forte e alguns pedestres estavam embaixo das marquises dos prédios, longe da praça. Mesmo assim, uma pessoa foi alvejada por lascas de madeira e desmaiou.
Segundo testemunhas, um grande estrondo foi ouvido. No momento, viram um clarão cair na praça. Foi quando perceberam a árvore foi danificada. A Defesa Civil interditou imediatamente o local e deu início ao trabalho de retirada da árvore, que, com o acidente, passou a oferecer risco aos moradores.
A Defesa Civil também aproveitou para alertar a população sobre os perigos de ficar embaixo de árvores e postes na hora de fortes chuvas. Não se deve, também, pisar em poças d’água formadas pelas chuvas. Outra medida de segurança é se manter longe de correntes elétricas na hora de tempestades.
Pesquisadores estão cada vez mais certos de que fenômenos climáticos globais estão influenciando diretamente no aumento de raios, sendo o Brasil o país de maior incidência de raios no mundo. Para o próximo verão, deve se ter muito cuidado na hora de uma tempestade, pois, para a Região Sudeste brasileira, está previsto aumento da incidência de raios.