Região Centro-Norte Fluminense ganha Guia do Patrimônio Documental

Parte impressa do documento ficará no Pró-Memória de Nova Friburgo, mas a versão digital será disponibilizada na internet

Nova Friburgo foi sede, no último dia 13 de dezembro, no Teatro Irmã Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores, da cerimônia de lançamento da obra ‘Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense’.

O evento reuniu diversas pessoas do meio acadêmico e arquivístico regional e demais interessados em saber mais sobre o guia regional, que teve a coordenação da pesquisa e redação da professora Maria Ana Quaglino, historiadora da Fundação D. João VI, e da biblioteconomista Alcíria Araújo.

O trabalho, que levou um ano e meio para ser desenvolvido, identifica 142 instituições custodiadoras de arquivos e inventaria sete mil metros lineares de acervos documentais, segundo metodologia própria desenvolvida pela equipe de pesquisa, a partir de métodos empregados pela arquivística moderna.

Com a construção de um mapa das instituições que possuem documentação de interesse público, o levantamento tem como uma das propostas servir de base para futuras políticas de gestão documental do estado do Rio de Janeiro e municipalidades abrangidas, além, claro, de se tornar veículo de informação para pesquisadores.

O guia contempla 13 municípios que compreendem a Região Centro-Norte Fluminense: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes, identificando, descrevendo e registrando os respectivos arquivos históricos.

Trata-se de um trabalho relevante para a memória e identidade das localidades da Região Centro-Norte Fluminense, com destaque para as características específicas de cada uma delas, e, ainda, pretende funcionar como base para novos projetos na área.

Com o objetivo não apenas de informar os pesquisadores em geral sobre o conteúdo dos acervos, mas de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas no campo da gestão documental na região, a proposta é efetivamente contribuir para a preservação da memória das comunidades da Região Centro-Norte Fluminense.

Este projeto foi patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e contou com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Fundação Dom João VI e assessoria técnica do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).

O Guia do Patrimônio Documental impresso ficará disponível para consulta no Pró-Memória de Nova Friburgo e, posteriormente, as versões digitais estarão acessíveis na internet, através do portal de pesquisa da Fundação D. João VI, de Nova Friburgo, e no portal do Inepac.

Quem quiser obter outras informações sobre o trabalho pode entrar em contato através do telefone (22) 2522-3932. A disseminação das informações contidas nesses documentos é um dos propósitos do trabalho.

Ver anterior

Capivaras em Porto Velho do Cunha

Ver próximo

Anísio do Açougue é eleito novo presidente da Câmara em Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!