Região cria 650 postos de trabalho, pior resultado em cinco anos

O resultado é o pior dos últimos cinco anos na soma das três microrregiões. Apesar disso, entre 2007 e 2011 foram admitidas mais pessoas que o número de desligamentos, resultando em mais de 11 mil novos postos de trabalho na região. Somente em 2007, foram abertas 2.142 novas vagas; em 2008, mais  3.115; no ano de 2009, foram 2.289; e, em 2010, mais 3.026 novos postos na região.

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho levam em conta os números de 11 municípios divididos em três microrregiões (Cantagalo-Cordeiro, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena). O saldo mais positivo foi da microrregião de Cantagalo-Cordeiro, com 417 postos abertos e melhor resultado em cinco anos.

A microrregião de Nova Friburgo acabou puxando para baixo todos os números. Em um claro sinal do impacto das chuvas de janeiro de 2011, Bom Jardim registrou o fechamento de 251 postos de trabalho. Outro município que ajudou a reduzir esses números foi Duas Barras. Em 2011, foram registrados 430 desligamentos e apenas 374 admissões, resultando em um saldo negativo de 56 postos de trabalho fechados. Nova Friburgo ainda é destaque com 394 postos criados, mas o número está muito abaixo dos anos anteriores.

Os destaques da região ficaram por conta de Cordeiro, com mais de 1,5 mil admissões e 218 postos abertos, e Cantagalo, com mais de mil admissões e 172 postos criados em 2011.

Sine – Segundo informou o subsecretário municipal de Trabalho de Nova Friburgo, Naim Rocha, através da assessoria de imprensa da Prefeitura, o Sine (Sistema Nacional de Emprego), que é o sistema federal informatizado que abarca todos os dados de admissões e desligamento de trabalhadores em todo o País, encontra-se desligado em Nova Friburgo desde outubro devido à transferência de local de funcionamento.

O Sine saiu do CDL (Câmara de Diretores Lojistas) para uma unidade da Secretaria Municipal de Trabalho, a partir de março, na Rodoviária Sul da cidade, no segundo piso. O local passa por reformas para atender ao sistema. As reformas foram paralisadas devido a obras prioritárias, como a contenção de encostas e a reconstrução de aparelhos públicos, ainda resquícios da destruição causada pelas chuvas 2011. A nova sede do Sine é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura

O Sine tem como coordenador e supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego.

Ver anterior

Cederj de Cantagalo inicia semestre com dois novos cursos superiores

Ver próximo

Estado define repasse do ICMS ecológico para os municípios

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!