Região Serrana tem baixos índices de contaminação

Em quarentena desde o dia 23 de março desse ano através do Decreto nº 3322, de 23 de março, o município de Duas Barras e outras cidades vizinhas da mesma região tem apresentado baixos índices de casos oficiais registrados por contaminação do novo Coronavírus. Além da quarentena, do isolamento social e de outras medidas preventivas sancionadas através de Decretos Municipais, Duas Barras surpreende e demonstra sucesso no combate ao vírus através de outros números.

 

 

Ao vislumbrar o mapa brasileiro e a localização da quantidade de casos registrados no litoral brasileiro, constata-se que o foco de contaminação no país está exatamente nas cidades localizadas no litoral e que possuem alto índice populacional, ao contrário do interior do Brasil cuja densidade demográfica é baixa e tem tudo para enfrentar a pandemia, principalmente se a população mantiver o isolamento social através de uma quarentena domiciliar.

O diferencial para o município de Duas Barras e parte da Região Serrana, englobando nesse caso as cidades de Bom Jardim, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, é que o baixo índice populacional nesses municípios têm dado sinais positivos quanto a não-proliferação do vírus COVID-19.

Veja os números – O Estado do Rio de Janeiro, apresenta até às 10h11, deste domingo, 5 de abril, 1246 casos e 58 óbitos confirmados pelo novo Coronavírus. Vale ressaltar que o Estado possui, de acordo com dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010, uma população estimada de 17.264.943 habitantes e uma densidade demográfica de 365,23 hab/km2 em uma área de extensão territorial de 43.750.423 km2.

Divididos por região, a Região Metropolitana I, que engloba os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Itaguaí, Mesquita, Seropédica, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados e Nilópolis, apresenta 1037 casos e 47 óbitos confirmados.

A Região Metropolitana II, que engloba os municípios de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito, foram registrados 111 casos e 5 óbitos confirmados.

A Região do Médio Paraíba, que abrange os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Valença, possui 54 casos e 2 óbitos confirmados.

Já a Região Serrana I, que engloba os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Nova Friburgo, apresentaram 20 casos e 1 óbito confirmado.

 

 

Entretanto, o Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, não registra nenhum caso confirmado e muito menos óbitos para os municípios de Duas Barras, Bom Jardim, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

A Densidade Demográfica – Enquanto o Município do Rio de Janeiro apresenta uma população estimada em 6.718.903 habitantes, e uma densidade demográfica de 5.265,82 hab/km2, com base nos dados do Censo 2010, do IBGE, cidades como Niterói e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense também apresentam quantitativo populacional que ultrapassa a casa dos 500 mil habitantes.

Na Região Serrana, Petrópolis possui uma população estimada de 306.191 habitantes e uma densidade demográfica de 371,85 hab/km2, seguida de Três Rios e Teresópolis que apresentam densidades demográficas de 237,42 hab/km2 e 212,49 hab/km2, respectivamente.

Entretanto na Região Serrana, o município de Nova Friburgo e os 10 municípios que fazem parte dessa região, apresentam números bem modestos.

Nova Friburgo, possui uma população estimada de 190.631 habitantes, divididos em uma área de extensão territorial de 935.429 km2, apresentando dessa forma, um total de 195,07 hab/km2.

Nesse quadro, o Município de Duas Barras, ocupa a 7ª posição entre os municípios, com uma densidade demográfica de 29,14 hab/km2. Isso porque o município possui uma extensão territorial de 378.964 km2 e uma população estimada de 11.492 habitantes.

Esses dados demonstram que se a quarentena domiciliar e o isolamento forem totalmente executados na região Serrana – excluindo a cidade de Nova Friburgo, Duas Barras e os outros 9 municípios não apresentarão casos confirmados e muito menos óbitos de pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus.

Ver anterior

Secretaria de Estado de Saúde zera lista de testes de coronavírus no Lacen

Ver próximo

Como ficará a arrecadação dos municípios da região depois da pandemia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!