Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, foi recepcionado no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Estavam presentes o bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso; o Vigário Geral, padre Marcus Vinícius Macedo; o presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Márcio Damázio (PSD); o vice-presidente da Câmara, Alexandre Cruz (PPS); e o vereador Professor Pierre (PDT).
A ideia do convite surgiu do bispo de Nova Friburgo. O objetivo foi transmitir ao Núncio Apostólico a irrestrita e filial adesão ao Papa Francisco, seu ministério petrino e magistério, assim como o de celebrar o Ano Eucarístico Missionário com a ação de graças pelos 145 anos da Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo.
Segundo o padre Marcus Vinícius, vigário geral da Diocese de Nova Friburgo, esta é a primeira vez que Dom Giovanni visita o território diocesano.
A última vez que o Núncio esteve na Diocese de Nova Friburgo foi em 2010, por ocasião da posse canônica de Dom Edney Gouvêa Mattoso. Foi uma verdadeira deferência do antigo Núncio Apostólico para com o bispo, mas é a primeira vez que a diocese recebe Dom Giovanni D’Aniello, que celebrou nos três vicariatos. Esta visita foi de grande importância, uma vez que se traduziu ao representante do Papa o caminhar de fé, missão e as riquezas da diocese, que foram se formando ao longo dos seus 55 anos de existência.
O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, inaugurou as obras do altar da Catedral Diocesana de São João Batista, em Nova Friburgo.
Após seis meses de restauração, os fiéis puderam conhecer as pinturas do mestre Elviro Martignone, artista italiano do século XIX, que executou pinturas nas principais residências de Nova Friburgo.
Segundo o responsável pela obra, o restaurador Weissmar Laurence de Jesus, as pinturas do mestre italiano estavam cobertas por seis camadas de tinta. “Primeiro, foi realizada uma pesquisa chamada prospecção numa pequena parte da parede, onde descobrimos a pintura original. A partir daí, montamos um projeto. Com o decorrer do trabalho, descobrimos que a pintura estava conservada e por ser um bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) foi decidido que tudo seria restaurado”, disse.
No dia 10 de fevereiro de 2012, o então Papa Bento XVI anunciou Dom Giovanni D’Aniello como o novo Núncio Apostólico do Brasil. Anteriormente, Dom Giovanni atuava como Núncio da Tailândia e Camboja e delegado apostólico em Myanmar e Laos.
Dom Giovanni nasceu em Aversa (Itália) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em direito canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às representações pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e seção para as relações com os estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e, no ano de 2010, foi transferido para a Tailândia e o Camboja.
Na visita a Cantagalo, o Núncio Dom Giovanni D’Aniello recebeu, do prefeito Saulo Gouvea (PT), uma placa registrando o fato histórico. Saulo Gouvea também participou das recepções ao líder católico na Igreja da Matriz do Santíssimo Sacramento, que recebeu vários padres de várias cidades do estado do Rio de Janeiro.
Em Nova Friburgo, o representante do Papa teve um encontro com o prefeito Rogério Cabral (PSD), recebendo, também, uma placa.
No domingo dia 25, uma recepção foi realizada no Nova Friburgo Country Clube.