Representantes de Cantagalo, Duas Barras e Nova Friburgo participam de palestra sobre recolhimento e reaproveitamento de óleo vegetal

A vice-prefeita e secretária-geral Grace Arruda (PMDB), de Nova Friburgo, reuniu imprensa, secretários e demais integrantes do Governo Municipal na manhã do último dia 19 de março, no auditório do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, para a palestra do Programa de Reaproveitamento de Óleos Comestíveis do Estado do Rio de Janeiro (Prove). O palestrante foi o responsável pelo programa, Eduardo Caetano. Além da vice-prefeita e do palestrante, participaram da mesa de abertura o subsecretário de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Ernane Almeida; a superintendente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na região, Margareth Nacif, além de representantes dos municípios de Cantagalo e Duas Barras.

– Esta palestra terá reflexos no futuro de nossas vidas – disse Grace Arruda, enfatizando que a Prefeitura promovia a palestra pensando no meio ambiente, na ecologia. Criado em 2008 pelo ex-secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o programa é desenvolvido através de cooperativas, empresas, ONGs e grupos que “tiram o óleo do ralo”, disse Caetano.

Para o responsável pelo programa, o óleo é um inimigo silencioso, que adentra a terra e atinge os corpos hídricos. Por isso, deve ser tirado do meio ambiente antes de ir para a terra.

O Governo do Estado apóia, através do Prove, cooperativas que recolhem o óleo, patrocinando veículos, “pois a logística é a chave do sucesso”. Atualmente, essas cooperativas recolhem 300 mil litros de óleo vegetal por mês no estado, gerando renda para centenas de pessoas.

O Prove trabalha com focos social, energético e ambiental e estimula os municípios a promoverem o recolhimento de óleo, pois essa atividade conta ponto para o ICMS Verde. Caetano comentou que sabe das dificuldades das pessoas em descartar óleo de cozinha e a pretensão é colocar ecopontos específicos para essa finalidade nas escolas e que as prefeituras devem cadastrar os coletores de óleo.

Ver anterior

Médica cubana vai residir e trabalhar em Maria Mendonça

Ver próximo

Prefeitura de Macuco vai construir 100 casas populares no bairro Maravilha

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!