Representantes dos jornais do interior tem encontro com o ministro da Comunicação Social

Lideranças dos Jornais do Interior do Brasil, representadas pela Adjori-Brasil (Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil) e pelas associações estaduais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso e Rio de Janeiro, foram recebidas, no dia 14 de março, pelo ministro Paulo Pimenta, atual secretário de Comunicação Social, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Durante a reunião, os representantes das Associações pleitearam a participação dos jornais no processo de consolidação da democracia brasileira e defenderam o papel da imprensa contra a desinformação e pela defesa da liberdade de expressão. Assinalaram que a mídia local impacta a maioria da população dos mais de 5.500 municípios brasileiros, pois o jornal, localizado em um município, circula também em cidades vizinhas e sustenta sua credibilidade pela qualidade e fidedignidade da informação que leva a seus leitores e internautas.

No encontro, discutiram ações para a maior rede de comunicação no Brasil, formada por cerca de mil jornais com portais que levam a informação local e regional, destacando os feitos e fatos inerentes ao desenvolvimento das comunidades e dos municípios brasileiros.

O presidente da Adjori-Brasil e Adjori-SC, José Roberto Deschamps, destacou a união das entidades estaduais e apresentou ao ministro Paulo Pimenta “cases” em andamento em Santa Catarina firmados por convênio com o Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça. “São anos de organização da Adjori e de credibilidade conquistada que possibilitou em um grande entendimento para a boa informação e divulgação das ações destes órgãos para a população catarinense. Os jornais e seus portais são portadores da boa informação aos catarinenses”, destacou Deschamps.

Os jornais do interior, com seus portais, são os responsáveis por levar informação precisa e com credibilidade para milhões de pessoas. O acesso à informação e a valorização do trabalho da imprensa são um dos pilares do processo democrático”, enfatizou Carlos Balladas, presidente da Associação dos Jornais do Interior do estado de São Paulo (Adjori/SP).

Somos referência em nossas comunidades e estamos ligados a todos os fatos que balizam o desenvolvimento local. Temos milhares de experiências positivas onde os jornais com seus portais provam que realmente agregam as forças das comunidades e promovem o progresso e especialmente dão autenticidade às publicações, colaborando com a transparência e o processo democrático do País. Os jornais são documentos, são a escrita da história de uma comunidade”, enfatizou Sérgio Jonikaites, vice-presidente da Adjori-PR.

 

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, com o empresário Marcelo Cunha, atual presidente da Associação de Jornais do Interior do estado do Rio de Janeiro
O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, com o empresário Marcelo Cunha, atual presidente da Associação de Jornais do Interior do estado do Rio de Janeiro

 

Acompanharam a audiência, com o ministro Paulo Pimenta, assessores do deputado federal Zeca Dirceu (PT), o deputado paulista, Jilmar Tatto (PT), que com as lideranças dos jornais destacaram a força da comunicação local e o poder de transformação e motivação do desenvolvimento e construção dos sonhos dos brasileiros.

O ministro Paulo Pimenta destacou que a comunicação local é que norteia a credibilidade da informação e possibilita a chegada da boa informação à maioria dos lares brasileiros, destacando a força de organização e de integração das lideranças locais em favor de um País que ofereça oportunidades de desenvolvimento a todos os seus habitantes.

A agenda representou a primeira reunião do grupo com o novo governo. O ministro Pimenta se mostrou favorável ao pleito da classe e se comprometeu a estudar as ações propostas pelas entidades da mídia regional.

Além do encontro com o ministro Paulo Pimenta, os empresários de jornais do interior mantiveram contato com o Núcleo de Mídia do Ministério das Comunicações, onde receberam a informação de que já está em andamento o organograma da publicidade institucional e a prioridade é atender através dos meios de comunicação a toda população brasileira em todos os recantos do Brasil.

Ver anterior

ACAM comparece à sede da ENEL para tratar dos serviços à população

Ver próximo

Empresa de mineração Emmirone terá nova base operacional em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!