Retomada das atividades agrícolas é exemplo de superação em Nova Friburgo

Imediatamente após as chuvas, a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária deslocou máquinas do Programa Estradas da Produção para a região afetada, que atuaram na desobstrução de estradas vicinais e no apoio ao resgate às vítimas. Na mesma semana, técnicos das empresas vinculadas à secretaria – Emater-Rio e Pesagro-Rio – iniciaram visitas às áreas atingidas para avaliar as ocorrências e viabilizar o atendimento aos produtores.

A localidade de Conquista, área pertencente à microbacia de mesmo nome, foi uma das mais castigadas em Nova Friburgo. Lá vive o produtor de mel Dalton Gripp, com a esposa e duas filhas. Ele atua há 15 anos no ramo, produzindo e comercializando cinco variedades de pão de mel em sua agroindústria familiar. Em sua atividade, o produtor tem apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, através do Programa Prosperar, que tem por objetivo aumentar a oferta de emprego e a renda na área rural.

Dalton teve um prejuízo de quase R$ 50 mil, resultado de alagamentos e deslizamentos de terra que atingiram sua propriedade. No dia da chuva, o primeiro andar de sua casa ficou coberto por 1,5 metro de água. Na área de produção, a lama destruiu equipamentos, matou suas colmeias e inutilizou baldes de mel.

O apicultor teve apoio financeiro do Programa Rio Rural, no valor de R$ 25 mil, não reembolsáveis, e assistência dos técnicos da Emater-Rio para retomar sua produção. Ele adquiriu trinta novas caixas de abelhas, reformou a área de produção e recuperou equipamentos como centrífuga e decantador, entre outros.

Ver anterior

Fazendas históricas da região recebem inventário turístico-cultural

Ver próximo

Audiência pública sobre a Santa Dorotéia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!