A Prefeitura de Duas Barras, em parceria com a Defensoria Pública, realizou uma reunião, no dia 6 de dezembro, com gestores escolares, profissionais da educação, secretários e vereadores, visando a retomada do projeto Médico na Escola, para o ano de 2023.
No encontro, realizado na sede da prefeitura, foram pautadas algumas demandas, entre elas a necessidade de mais psicólogos e fonoaudiólogos para prestar suporte aos alunos.
O prefeito de Duas Barras, Dr. Fabrício Ayres, anunciou que a prefeitura pretende preencher as vagas por meio de concurso público.
– Já temos uma comissão trabalhando na preparação do concurso para o próximo ano, e nele estão previstas as vagas para suprir as demandas nas áreas. Queremos retomar com efetividade a atuação desse projeto pioneiro, que tenho muito carinho e orgulho de participar desde o início da implementação – ressaltou Dr. Fabrício.
O defensor público de Duas Barras, Marcelo Carlleto, enfatizou a importância do papel do professor no projeto e a necessidade do trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde.
– O professor é o ponto mais importante desse projeto para que a saúde possa agir. É necessário que os educadores identifiquem os alunos com necessidade de acompanhamento e levem isso ao secretário de educação, que vai levar a demanda ao secretário de saúde, para que se resolva pelo Médico na Escola o atendimento a esse estudante – disse Dr. Marcelo.
Uma nova versão do projeto pretende agregar as secretarias de Assistência Social e de Esporte e Lazer, promovendo outras ações preventivas. O médico na escola, oficializado pela Lei n.º 1.229/2016, estabelece a realização de exames básicos de saúde anualmente em toda a rede municipal de ensino.