Reunião do Conselho Estadual de Turismo destaca integração com o interior

A 44ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET-RJ), realizada no último dia 9 de janeiro, na sede da Fecomercio, no Rio de Janeiro, reuniu dezenas de representantes do trade turístico do país.

Dentre os assuntos estavam a deliberação do termo de referência das pesquisas de ‘Monitoramento e Avaliação do Prodetur-RJ’; e a deliberação do termo de referência do ‘Estudo da Demanda Atual e Potencial dos Mercados Emissores, Nacional e Internacional, para Destinos Turísticos dos Polos Litoral e Serra’.

Durante o evento, foi apresentado todo o trabalho desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-RJ). A primeira parte do programa visa contemplar 23 municípios do estado – Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Resende e Itatiaia. Os benefícios são de infraestrutura (obras, centro de convenções, sinalizações turísticas, etc.); fortalecimento institucional (marketing e campanhas publicitárias); dentre outros componentes.

O secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, afirmou que este é o maior investimento da história do turismo fluminense, acrescentando que os projetos também incluem a conservação do patrimônio histórico do estado. “Já estamos elaborando estudos para lançarmos o Prodetur-RJ número II, bem mais amplo. Com outros municípios contemplados, inclusive Macaé, e dando espaço para que todos os envolvidos no turismo do estado sejam escutados. Nesse sentido, já estamos lançando uma carta de intenções para que o programa seja aplicado sem atraso em 2015”, garantiu o secretário.

Ao todo, serão investidos US$ 187 bilhões em obras de infraestrutura turística, dos quais 6,74% – o equivalente a US$ 12,6 milhões – serão para a área ambiental. Entre as ações que serão executadas estão a elaboração do plano diretor estadual de turismo, fortalecimento das gestões municipal e estadual, capacitação profissional e empresarial, estudos de mercado turístico nacional e internacional, planos de gestão ambiental, plano de marketing, além de intervenções em infraestrutura de transporte e rodovias estaduais, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico.

A primeira fase do programa será executada em cinco anos e inclui obras como urbanização e saneamento da Vila do Abraão, na Ilha Grande, em Angra dos Reis; a pavimentação da Estrada-Parque Paraty-Cunha; e a construção do Centro de Convenções de Cabo Frio.

– A intenção é trazer os representantes do turismo do interior para dentro dessas reuniões a fim de promover uma sinergia entre os envolvidos. Todos precisam falar a mesma língua. Estou tentando aguçar o interesse de todos em relação ao turismo, que, a meu ver, é a solução para o desenvolvimento econômico-social sustentável – disse Navega, que está em constante peregrinação pelas cidades do interior do estado promovendo o encontro entre os secretários de turismo e os presidentes dos CVBs locais, para que ambos os gestores possam trabalhar em harmonia e de maneira cooperativista.

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, fez a apresentação do Fórum Regional, Plano Nacional de Turismo em Ação e a Importância dos Conselhos Estaduais de Turismo. Sobre a importância de uma instituição privada, como um CVB, caminhar lado a lado com o poder público, Lummertz afirmou que considera plausível a ação do presidente da FC & VB-RJ em unir as duas classes.

Ver anterior

Atirador mata dois em ensaio de bloco

Ver próximo

165 desaparecidos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!