Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 17 de julho, a Secretaria de Cultura e Turismo de Duas Barras promoveu, na Casa da Cultura, uma reunião com representantes de instituições culturais, dentre outros, para traçar um plano de “Retomada Cultural” no Município.
Na ocasião, a Secretária de Cultura e Turismo, Ana Beatriz de Araujo Oliveira, reforçou a filosofia da administração participativa que o Governo Municipal vem adotando, que possibilita o diálogo com instituições e envolvidos, para traçar futuras ações no setor cultural. “O Diálogo tem sido grande diferencial da gestão municipal e é assim que vamos continuar trabalhando”. Visando a possibilidade de repasses de Recursos para valorização e fortalecimento da Cultura no Município, a Secretária informou que será realizado um Mapeamento Cultural, que tem por objetivo identificar os diversos produtores e segmentos culturais do Município, onde poderão se cadastrar Músicos, foliões, escritores, artistas plásticos, artesãos, instituições e associações culturais. Ela ainda destacou, que o Cadastro será realizado via internet e o link será disponibilizado no site oficial da prefeitura.
Convidado especial para promover esclarecimentos em relação a legislação cultural em vigência, o Professor da Escola Nacional de Circo, Patrick Nogueira, disse que os trabalhadores da cultura vem sendo afetados pela Pandemia e é muito importante essa preocupação do município com o setor, pois, a cultura também é um importante instrumento econômico. Ele também ressaltou que os recursos pretendem incentivar a produção cultural e, por isso, é essencial o cadastro.
Presente a reunião, a presidente da Sociedade Musical 8 de Dezembro, Belkis Emília Soares, disse que o apoio é muito importante para que as instituições revigorem o trabalho cultural, social e artístico no município. A Representante da Associação de Folias de Duas Barras, Paola da Silva, expôs a dificuldade que as folias tem na manutenção de instrumentos e mobilidade. Renan Lima, Presidente da APROARTE-DB (Associação de Produtores Artesanais do Município de Duas Barras), disse que a entidade pensa em investir numa padronização das feiras e em um projeto de divulgação dos produtos por meio digital.
Também participaram da reunião servidores da Secretaria de Cultura e Turismo e Equipe de Assessoria de Imprensa. Outras reuniões sobre a “Retomada Cultural” ainda estão previstas para acontecer. A iniciativa se dá em sintonia com a preocupação do Prefeito Luiz Carlos em fomentar o setor e reativar as atividades da área.