O Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi marcado pela diversidade dos destinos fluminenses, além da participação de representantes de atrativos e expositores no estande do estado do Rio de Janeiro. Montado no centro de eventos do Serra Park, em Gramado–RS, o estande instagramável (66 m²) propôs aos visitantes uma experiência de fotos e vídeos com imagens deslumbrantes dos destinos do RJ. As atividades interativas e ativações foram destaques na promoção e divulgação das belezas do Rio de Janeiro, que ocupa sempre posição de destaque, já que o Rio de Janeiro é a principal porta de entrada para os turistas estrangeiros no País.
A feira é considerada uma das mais importantes da América Latina e este ano celebrou 36 anos, trazendo diversas ativações e fomento aos negócios de turismo. Na ocasião, o subsecretário de Estado de Turismo do RJ, Nilo Sergio Felix, acompanhou as ações no estande instagramável da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, onde conversou com representantes dos principais destinos turísticos do RJ, além da interlocução com autoridades, agentes, operadores e integrantes da cadeia produtiva do setor.
O espaço promoveu os destinos fluminenses, explorando as diversas segmentações turísticas como praias, montanhas, natureza, ecoturismo, grandes eventos, entre outros. O local também serviu para promoção de negócios e divulgação de novos produtos para os agentes e operadores de turismo, interessados na oferta turística do Rio de Janeiro. Para o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, o Festuris recebe a presença do Rio de Janeiro em um dos maiores mercados emissores de turistas para o RJ.
“O Festuris é uma feira consagrada, com 36 anos de história no setor. Estar lá, apresentando as regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro é uma grande oportunidade de mostrar a oferta turística dos destinos fluminenses. O nosso estande instagramável e as atividades interativas, que trazemos no Festuris, proporcionam um momento especial do Rio de Janeiro aos participantes da feira”, ressalta o secretário Gustavo Tutuca.
Destinos de diversas regiões do estado estiveram presentes, colocando os seus atrativos na prateleira de produtos turísticos brasileiros como, por exemplo, as regiões do Vale do Café e da Serra Verde Imperial, além de destinos turísticos como Petrópolis, Nova Friburgo, Búzios, Arraial do Cabo, Saquarema e Niterói
“O Vale do Café apresentou atrativos como as rotas de produtos rurais: queijo, cachaça e café. Os queijos premiados de Valença, os parques temáticos de Miguel Pereira, o turismo histórico cultural de Vassouras e destinos que estão ganhando cada vez mais visibilidade como Ipiabas, em Barra do Piraí, foram alguns dos destaques”, ressaltou Wanderson Farias, assessor Especial da Setur-RJ, especialista na região.
Durante o sábado (9), os estados participantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) lançaram uma revista com roteiros turísticos das federações. O lançamento aconteceu no estande do estado de São Paulo e reuniu autoridades e integrantes da cadeia produtiva dos estados. Na revista, que foi lançada em formato digital, o Rio de Janeiro apresenta roteiros das regiões Agulhas Negras, Costa Verde, Vale do Café, Metropolitana e Serra Verde Imperial, que contemplam trilhas, paisagens paradisíacas, além de produtos regionais como a cerveja, a cachaça, o café e o queijo dos destinos do interior fluminense.
“Esse material do Cosud precisa estar na prateleira de produtos dos agentes e dos operadores como um aliado na divulgação dos nossos destinos e também disponível para o consumo direto e indireto de turistas e viajantes de todo o Brasil”, encerrou o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, que na ocasião representou o secretário Tutuca.