Rio de Janeiro recebe mais 994,4 mil doses de vacinas Covid-19

O Estado do Rio de Janeiro recebeu mais 994,4 mil doses de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde enviou para o estado 174,2 mil doses da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz e 204,2 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas pelo consórcio Covax Facility. A pasta também enviou para o estado mais 7,7 mil doses do imunizante da Janssen, 504,2 mil doses da Pfizer/BioNTech e mais 104 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 16 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 12,2 milhões foram aplicadas.

As entregas estão divididas em duas pautas de distribuição 34ª e 35ª. Os informes técnicos com o quantitativo por estado estão disponíveis nesta página.

Até agora, mais de 184,8 milhões de doses já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, garantindo a vacinação de mais de 107 milhões de brasileiros, ao menos, com a primeira dose. Esse número representa 65% da população acima de 18 anos. Mais de 45,6 milhões de brasileiros já se vacinaram com as duas doses ou a dose única, o que representa 27% do público-alvo. No total, mais de 150 milhões de doses já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação.

Nesta distribuição, o Ministério da Saúde segue o critério pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos. O envio segue um processo rígido que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões alinhadas em reunião com Conass e Conassems.

Metodologia atualizada

Com o envio de doses para 100% dos grupos prioritário e o início da distribuição para a população por faixa etária, o Ministério da Saúde atualizou a metodologia utilizada para que as vacinas Covid-19 cheguem no braço dos brasileiros. A partir de agora, as doses serão enviadas levando em consideração a população que ainda não foi vacinada em cada unidade Federativa, por faixa etária decrescente até 18 anos. A decisão foi pactuada entre União, estados e municípios.

Para isso, o Ministério da Saúde fez um levantamento com base em todas as vacinas já enviadas para cada estado, desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa populacional de cada unidade da Federação, independentemente dos grupos prioritários já vacinados. Dessa forma, chegou-se a uma estimativa de cobertura vacinal atual, que vai basear o cálculo de distribuição de doses para os estados.

Assim, todas as localidades irão completar a imunização do público-alvo em momentos semelhantes, sem prejuízos para a população. A meta do Ministério da Saúde é vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com a primeira dose até setembro e com as duas doses até dezembro.

Ver anterior

“Origem da família Frauches no Brasil”, por Celso Frauches

Ver próximo

Representantes da Cimento Nacional tem encontro com Assistência Social de Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!