Rio Paraíba do Sul transborda e Prefeitura Municipal de Carmo presta auxílio a moradores de Porto Velho do Cunha

Desde o último fim de semana o município do Carmo vem enfrentando problemas relacionados às chuvas que atingiram com intensidade a região Sudeste do país. Na cidade, as principais ocorrências foram deslizamentos, quedas de barreiras e bloqueio de rodovias. Porém, no distrito de Porto Velho do Cunha, a chuva trouxe enchentes, alagamentos, interdições e ainda preocupa a população.

Localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, o 3º distrito de Carmo está sofrendo com a cheia do rio que atingiu uma vazão superior a 1.900 m³/s (índice que marca o limite para o transbordamento). Na localidade, a enchente invadiu ruas, casas, estabelecimentos comerciais, atrações turísticas e trouxe prejuízos para os moradores.

A elevação do Rio Paraíba do Sul trouxe alagamentos para grande parte do distrito. Imagens: Felipe Cunha.

Com acesso pela RJ-158 e uma única estrada vicinal, o distrito também foi completamente isolado, já que a água invadiu e bloqueou os dois acessos à localidade. Segundo moradores, Porto Velho do Cunha ainda possui uma estrada alternativa para garantir a saída com segurança da população, no entanto o caminho está inacessível há muitos anos. De acordo com a Defesa Civil do município, o trecho está sem acesso devido ao abandono da antiga gestão municipal, que deixou de investir na manutenção da estrada.

Auxílio da Prefeitura Municipal

Apesar das dificuldades encontradas pela atual gestão, a Prefeitura Municipal de Carmo tem prestado o apoio necessário à população da cidade e também aos moradores de Porto Velho do Cunha. Desde o início do intenso período chuvoso, equipes da Defesa Civil e secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e o DER-RJ estão avaliando a situação de casas e ruas da localidade e também garantindo a segurança dos moradores.

Município do Carmo sofre com deslizamentos e interdições de rodovias por causa da chuva
Equipe da Defesa Civil, secretarias municipais e Corpo dos Bombeiros estão desde o início das chuvas prestando assistência aos moradores. Foto: Prefeitura Municipal de Carmo.

Na manhã de quarta-feira (12), ainda com a elevação do Rio Paraíba do Sul, a gestão municipal também intensificou a ajuda ao distrito. Na ocasião, profissionais da Secretaria de Defesa Civil, Redec Serrana 1 do Estado, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e a Coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Kelly Bastos, também prestaram auxílio à população. Até o momento, a prefeitura segue assistindo de perto a localidade.

Rio Paraíba do Sul transborda e Prefeitura Municipal de Carmo presta auxílio a moradores de Porto Velho do Cunha
A Prefeitura Municipal de Carmo continua com trabalhos intensivos de apoio aos moradores de Porto Velho do Cunha. Foto: Reprodução/Internet

Chuvas em Carmo

De acordo com a Prefeitura Municipal, desde o dia 7 de janeiro, o município já recebeu 61 ocorrências relacionadas a transtornos causados pela chuva. Segundo a Secretaria Especial de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, a cidade registrou 12 pessoas desalojadas, 2 pessoas desabrigadas e 5 interdições. Além disso, em todo o território do Carmo, foram constatados 29 pontos de deslizamentos de barreiras, 4 quedas de árvores, 6 pontos de inundação e alagamento e 2 pontes danificadas.

Ver anterior

Municípios terão menos recursos financeiros disponíveis em 2022

Ver próximo

Professores do estado do Rio recebem segunda parcela do abono Fundeb

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!