Rio Rural facilita acesso de produtores a outros programas do estado

Em Macuco, o produtor Amarildo Dias destaca incentivo de técnicos da Emater-Rio

Um dos benefícios do Programa Rio Rural é facilitar o acesso dos produtores a outras políticas públicas estaduais que contribuem para o fortalecimento da atividade agrícola no campo. Além de fortalecer a economia rural com adoção de práticas sustentáveis, a assistência rural também estimula o protagonismo dos agricultores familiares na busca pela melhoria de sua qualidade de vida.

Em Macuco, o produtor Amarildo Alves Dias é um bom exemplo desta integração do Rio Rural com os demais programas da agricultura fluminense. Beneficiário do programa na Microbacia Ribeirão Dourado há um pouco mais de dois anos, o produtor ampliou a adoção de práticas sustentáveis em suas terras, na Fazenda Benfica, que divide com o sogro, e aproveitou as informações obtidas com a assistência dos técnicos da Emater-Rio para participar também do Rio Genética, programa que apoio os criadores na melhoria da qualidade do rebanho.

– Com o Rio Genética, consegui adquirir mais dez vacas para a minha propriedade e, assim, aumentar minha produção de leite, que hoje está em 800 litros por dia. Toda a produção é destinada à Cooperativa de Macuco e à CCA Laticínios, fábrica de leite em pó aqui, de Macuco. Tenho que elogiar o trabalho dos técnicos da Emater-Rio, que nos incentivam sempre a adotar métodos sustentáveis. Eles também nos orientam em relação a outros benefícios que podemos ter com outros programas do estado. Qualquer incentivo para o produtor neste país é sempre bem-vindo – declarou.

Foi também por meio da assistência técnica do Rio Rural que Amarildo Dias teve conhecimento do programa de fornecimento de plantas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Assim, conseguiu 1,6 mil mudas frutíferas e de espécies da Mata Atlântica, que, agora, serão plantadas na faixa marginal do Rio Ribeirão Dourado, que corta suas terras. “Já começamos o cercamento da faixa marginal e vamos iniciar o plantio das mudas na próxima semana. Nós nos orgulhamos de estar também preservando o meio ambiente. Temos aqui uma Reserva Legal e fomos os primeiros a obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado do Rio”, comemorou o produtor.

A integração dos programas é uma das diretrizes da Secretaria Estadual de Agricultura, segundo o secretário da pasta, Christino Áureo. “Uma de nossas preocupações é que as políticas públicas sejam complementares, o que permite otimização de investimentos e resultados. Nossos programas devem somar forças com ações dos setores público e privado, tendo sempre como base as demandas das comunidades rurais”, afirmou.

Ver anterior

Água mineral de Trajano de Moraes realiza projeto comunitário

Ver próximo

Aumento de número de vereadores

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!