Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ao todo, foram sorteados 47 subprojetos individuais e um grupal, divididos em quatro lotes de dez produtores e um quinto com oito agricultores. A listagem, contendo os beneficiários aptos e os subprojetos escolhidos, foi aprovada pelo Comitê Gestor da Microbacia (Cogem) e pelos próprios agricultores, em reunião pública no dia 15 de março.
Marineth Souza de Oliveira foi a primeira contemplada do primeiro lote. Com o recurso financeiro e a assistência técnica disponibilizados pelo Rio Rural, sua ideia é colocar em prática a formação de pastagens e o plantio de cana forrageira. Marineth é nascida no distrito e vive com o filho numa propriedade onde criam 11 bezerros de raças diversificadas.
Os assessores técnicos regionais do Rio Rural, Gerson Yunes e Marcos Belo, conduziram os trabalhos, que tiveram, ainda, a colaboração do supervisor local da Emater-Rio em Cantagalo e técnico executor do programa na Microbacia Córrego das Pedras, Nélson Estorani Guzzo, e do veterinário e extensionista rural da Emater-Rio, Wilson Massaud.
Para Gerson Yunes, o sorteio garante mais transparência, oferecendo mais visibilidade aos incentivos. Segundo ele, os subprojetos serão acompanhados pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, pelo Banco Mundial e pela própria comunidade. “O Rio Rural oferece incentivos ao produtor, mas também exige como contrapartida a responsabilidade na execução desse trabalho como, por exemplo, através da prestação de contas de todos os gastos”, explicou.
O primeiro sorteio na Região Serrana fluminense aconteceu em janeiro, na Microbacia Alto Imbé, em Santa Maria Madalena. Lá, o programa encontra-se na etapa de elaboração do PID (Plano Individual de Desenvolvimento) das propriedades rurais.
De acordo com o novo cronograma estabelecido pela Emater-Rio, para agosto estão previstos sorteios nas microbacias Córrego da Prata (Carmo), Rio Quilombo (Duas Barras), Ribeirão Dourado (Macuco), São Lourenço e São Pedro da Serra (Nova Friburgo), São Manoel e Guarany (São Sebastião do Alto), Baixo Macabu e Caixa D’Água (Trajano de Moraes).