Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O estado do Rio de Janeiro será contemplado com recursos do novo Plano Nacional de Prevenção de Desastres Naturais, que deve ser anunciado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias. O plano foi debatido durante reunião em Brasília, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Após o encontro, o governador disse que muito foi feito para recuperar as cidades devastadas pelas cheias, com a construção de pontes e a oferta de moradias. “O valor que vai para o Rio está sendo discutido. Fico muito satisfeito de ver que o Governo Federal está tomando a dianteira e a iniciativa de anunciar um grande plano, que inclui Defesa Civil, Ciência e Tecnologia, além de obras em encostas e a dragagem de rios”, disse o governador.
O plano tem como objetivo prevenir desastres naturais em locais historicamente. O pacote pretende dar mais recursos para as defesas civis, assim como melhorar os sistemas de alerta. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, comandou a rodada de conversas com os demais estados do País. “Fizemos uma apresentação do que já foi feito e estamos muito otimistas. Onde houve obras, com certeza não haverá problema. Mas o fato é que são 50 anos de desleixo e abandono. É evidente que, para as chuvas que virão, teremos áreas com risco e aí valem os investimentos que estamos fazendo, junto com as cidades, no trabalho de alerta, cujo papel da Defesa Civil é muito importante”, afirmou Cabral.