Colégio Conde de Nova Friburgo, em Euclidelândia, conquista vários prêmios
Há quase dois anos, a Rio+Saneamento vem realizando uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água das cidades onde atua, expandindo ainda mais o alcance dos serviços prestados para a população. São investimentos necessários para que todos tenham acesso à água tratada e de qualidade em suas residências. Agora, a concessionária está finalizando mais uma obra importante – a recuperação da barragem da Captação Ribeirão Dourado, no município de Macuco, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.
De acordo com o gerente regional de obras da concessionária, Marcelo Volpi, a captação apresentava problemas estruturais na barragem e foi necessário um projeto de obras para promover mais segurança operacional na unidade.
“Nossas equipes começaram a recuperação da barragem na Captação Ribeirão Dourado, que apresentava severa perda de água, comprometendo a estrutura da captação e abastecimento nos períodos de estiagem. Estamos avançando com o trabalho dentro do previsto. Esse investimento visa a segurança operacional do sistema para garantia do abastecimento de água em todo o município”, ressaltou.
O superintendente regional de operações da Rio+Saneamento, Christian Portugal, reforçou a importância dos investimentos na infraestrutura de abastecimento dos municípios do interior.
“Começamos a investir em diversas melhorias nas unidades operacionais e, em Macuco, essa obra da barragem é de suma importância para o sistema de abastecimento de água como um todo. Nosso objetivo é sempre fortalecer o sistema para que possamos ter máxima qualidade dos serviços e garantir regularidade e confiabilidade no processo de captação, tratamento e distribuição de água em toda a cidade, proporcionando ainda mais qualidade de vida para as pessoas”, concluiu.
Outros investimentos
Este ano, a concessionária fez outros investimentos na Captação Ribeirão Dourado. A unidade recebeu duas novas bombas para garantir maior vazão para a Estação de Tratamento de Água (ETA) e melhorar a segurança operacional do sistema. Para isso, também foram instalados inversores de frequência nas bombas, que reduzem o desgaste e otimizam as rotações dos equipamentos, tornando a operação mais sustentável e com maior versatilidade operacional e economia de energia.
No município, ainda foi implantado o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde as equipes fazem o monitoramento em tempo real dos índices de reservatórios, pressões e identificam outros problemas, garantindo mais agilidade e eficiência nos serviços prestados.