Apesar do cancelamento das festa de Carnaval em todos os municípios da extensão de concessão da RJ-116, que vai de Itaboraí a Macuco, passando por Cachoeiras de Macacu, a concessionária Rota 116 S/A, responsável pela administração da rodovia, estimava que cerca de 100 mil veículos deveriam passar pelas quatro praças de pedágio.
Mas cerca de 155 mil veículos cruzaram a Rodovia RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) durante o feriado de Carnaval.
O registro foi feito entre 12 horas de sexta-feira, dia 25 até às 9 horas desta quarta-feira de cinzas (02/03).
Nesses cinco dias, ocorreram 10 acidentes com 10 vítimas, sendo quatro delas fatais. A mais grave aconteceu na madrugada do dia 1 de março (terça-feira) quando um veículo de passeio colidiu de frente com um caminhão na altura do quilômetro 14 em AgroBrasil, em Itaboraí. A outra vítima fatal foi no dia 26 (sábado) quando duas motos se envolveram em um acidente no quilômetro 26, em Cachoeiras de Macacu. Duas pessoas ficaram feridas e foram removidas para o hospital, uma outra pessoa não resistiu e faleceu no local. Dos 10 acidentes registrados durante o período, cinco deles envolveram motocicletas.
Durante todo o período, a Concessionária Rota 116 trabalhou com todo o seu efetivo em regime de plantão permanente para atendimento aos veículos que sofreram panes e dependeram de apoio técnico e com ambulâncias e equipes de primeiros-socorros para remoção de vítimas de acidentes.