A rodovia RJ-166, que liga o município de Cantagalo ao município de Macuco, ambos na região serrana do Rio, poderá levar o nome de ‘Rodovia Constantino Gaspar’. A iniciativa é do deputado estadual Arthur Monteiro (União) e está estabelecida no PL N° 3999-A/2024, aprovado em 2ª discussão nesta quarta-feira (16) na Alerj.
Segundo justificou Monteiro, o homenageado nasceu na fazenda do Sótão, território que hoje pertence ao Município de Macuco e fez importantes investimentos na região após alcançar o sucesso financeiro com seu comércio no ramo de acessórios para serralheria e ferragens.
“Constantino Gaspar fixou residência e produção rural no distrito cantagalense de Euclidelândia, justamente o distrito ligado a Macuco, sua terra natal, pela RJ-166, rodovia em que trafegou até seu último suspiro para visitar seus parentes em Macuco. Por esse motivo, acreditamos que alterar o nome da via é uma justa homenagem a Gaspar e à sua família, que manteve e ampliou toda sua obra na região serrana do Rio de Janeiro”, defendeu o deputado.
O Projeto segue agora para análise do governador, que deverá sancionar ou vetar a proposta.
A RJ 166 interliga o polo cimenteiro de Cantagalo e vai a localidade de Val de Palmas na RJ116 até o 3o distrito, Euclidelândia. Pavimentada entre a RJ 116 e as fábricas Cimento Nacional e CSN Cimentos. Sem pavimentação até a Fábrica de Cimento Rio Negro (Votorantim) em Euclidelândia.