Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 14 de setembro, o prefeito Rodrigo Viana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou a reforma e ampliação da Escola Municipal José Miranda, que é a primeira escola municipal da educação de Trajano de Moraes
A obra contemplou a reforma e a ampliação da Escola Municipal José Miranda para atender à demanda de alunos do município, que é a única especializada em educação infantil.
Além da reforma, a escola recebeu uma pintura moderna e de qualidade, além de espaços maiores como o da cozinha, salas, banheiros separados, sala da direção, sala de professores, pátio recreativo, além de acessibilidade, ventilação e espaço adaptado.
Já no dia 15 de setembro, houve a reinauguração e entrega do prédio centenário João de Moraes Martins, municipalizado, totalmente reformado, por recursos próprios. O prédio é um dos mais antigos da região, com seus 102 anos de história, em Visconde de Imbé.
Para a alegria do povo de Trajano de Moraes, a Escola Municipalizada João de Moraes Martins voltará a funcionar no prédio oficial, inaugurado em 1921. A reinauguração foi marcada por grandes homenagens aos familiares dos patronos e ex-alunos, que emocionou todos os presentes na grande reinauguração do patrimônio de Trajano.
O prédio histórico passou por uma restauração cuidadosa, buscando preservar o máximo de sua originalidade. A obra de conservação e restauro do prédio, buscou, através de estudos fotográficos e relatos orais, manter a estrutura original, devolvendo o aspecto e função original. “O prédio ficou abandonado por mais de 10 anos, sem cuidado e sem o devido reconhecimento histórico. Mas agora nós vamos tornar esse lindo prédio um motivo de orgulho para cidade”, disse o prefeito Rodrigo Viana.
Durante a reforma, foram recuperados o telhado e forro em madeira original, além de outros serviços como manutenção dos pisos, restauração das pinturas, restauração do muro lateral com desenhos únicos e da escada de madeira, construção de uma rampa de acessibilidade sem causar nenhum dano a arquitetura original, além de outras melhorias. Desse modo, a restauração e a conservação do patrimônio histórico teve, como principal objetivo, devolver o aspecto original da obra.
O evento contou com a presença de todos que fizeram parte da restauração do prédio, além de autoridades locais, secretários e funcionários públicos.
Estiveram na solenidade de entrega o vice-prefeito Matias Mendes; o presidente da Câmara Alexandro Russo e os vereadores Hélio Luiz Fazoli de Moraes, Mônica Tannos, Ísis Bechara, Daniel Fagundes, Sávio Diniz e Isaías Nogueira.
A secretária Municipal de Educação, professora Cleide Siqueira; o secretário de Obras, engenheiro Aleir Muniz; o secretário de Serviços Públicos, Batista Nogueira; a diretora da escola, Silvana Fonseca; secretários municipais e equipe da unidade de ensino também participaram.