Apresentar e discutir propostas para o desenvolvimento econômico, industrial, comercial e agropecuário de Cantagalo. Estes foram os objetivos de Róger Noronha ao participar do encontro. O evento reuniu integrantes do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e a diretoria da Aciacan. Foram feitas várias perguntas pelos diretores da entidade sobre diversos assuntos de interesse da associação.
Noronha agradeceu o convite e mostrou suas principais metas para o setor. Destacou a importância de criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e estimular a expansão do mercado de trabalho, das atividades econômicas e produtivas, além de incentivar novos investimentos para atividades turísticas. “Precisamos fortalecer nossa economia. Nossa cidade tem muitas peculiaridades. A indústria tem um local de destaque na geração de renda, já que o município conta com um polo industrial e reúne três indústrias de cimento. Não podemos esquecer que a pecuária constitui outro importante aspecto econômico. Temos que continuar investindo no setor para que Cantagalo cresça”, explicou o candidato.
O trânsito na cidade, a questão de vendedores ambulantes, a criação de creches, de cursos profissionalizantes, projetos culturais e turísticos e compras no comércio local foram alguns temas desenvolvidos no encontro. “Farei uma parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para trazer cursos profissionalizantes para Cantagalo, que considero muito carente”, afirmou o candidato.
Róger Noronha apresentou alguns de seus projetos para o Executivo. “Vou resolver a questão da saúde em Cantagalo, melhorando o atendimento no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), colocando médico 24 horas no atendimento”, afirmou.
Já com referência ao Conselho Comunitário de Segurança (CCS), foi abordada a questão das câmeras de segurança na cidade, o aumento do efetivo de policiais e guardas municipais e o apoio do futuro governante ao conselho.
Róger demonstrou muita preocupação com a segurança no município, principalmente com a questão das drogas. Ele disse que um trabalho será feito para aumentar o efetivo de policiais, para coibir as ações criminosas. “Vamos colocar viaturas e, no mínimo, dois guardas municipais em cada distrito”, garantiu o candidato.
Ele elogiou a atual administração quanto à realização de obras, e que dará continuidade. Falou, também, da situação financeira em que a Prefeitura será encontrada pelo novo prefeito ao assumir em janeiro de 2013. “O atual prefeito (Guga de Paula) teve que pagar algumas dívidas, durante os dois primeiros anos de sua administração, deixadas pelo governo anterior. Com isso, o novo prefeito irá encontrar uma Prefeitura saneada”, registrou Róger Noronha.
Representando a Aciacan, participaram do encontro os diretores Ubiratan França, o Bira; Paulo Conceição; Marcela da Silva; Rogério Fialho; Conchita Zanon; Jorge Nóbrega Richa, o Coquinha; e Paulo Flores.
Pelo Conselho Comunitário de Segurança, além do atual presidente, Ubiratan França, também participou o representante da Polícia Militar (PM), tenente Jocélio Rodrigues Bezerra.
A Aciacan informou que, seguindo o calendário de debate com os candidatos à Prefeitura de Cantagalo, os próximos encontros, no auditório Maria Elizabeth Farah Purger, na sede da entidade, estão marcados para os dias 4 e 10 de setembro, ambos a partir das 9 horas.
Na próxima terça-feira, 4 de setembro, será a vez de Saulo Gouvêa (PT). Já no dia 10 (segunda-feira), o encontro será com o candidato Fábio Motta (PDT).