Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na primeira quinzena deste mês, Prefeitura vai anistiar dívidas da antiga indústria
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), se encontrou com o secretário Executivo do Ministério da Educação, Paulo Speller, a quem reiterou o pedido de ampliação do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo. A proposta é criar um campus universitário na antiga fábrica Ypu, com novos cursos, em especial, o de medicina.
Rogério Cabral também trabalha em outra frente para viabilizar a UFF na fábrica Ypu. Ele anunciou que encaminhará à Câmara de Vereadores, na primeira quinzena de novembro, o projeto de lei no qual anistia dívidas de cerca de R$ 2,4 milhões da fábrica Ypu, inscritas no cadastro de inadimplentes da Prefeitura de Nova Friburgo.
A continuidade do processo só será possível caso isso ocorra. O prefeito já conseguiu o mesmo em relação às dívidas da empresa junto ao Governo do Estado. Rogério Cabral, entretanto, fez uma ressalva: a anistia no cadastro da dívida ativa da Prefeitura só será concretizada caso o processo jurídico de desapropriação da fábrica Ypu seja efetivamente concluído.
– Estamos buscando todos os caminhos possíveis para instalar a UFF na fábrica Ypu. Não estamos medindo esforços, já que a ampliação da universidade, com novos cursos, beneficia Nova Friburgo e também outros 12 municípios da nossa região. Já temos o aval do Ministério da Saúde para implantar o curso de medicina, mas a decisão de levar a UFF para a fábrica Ypu é do Ministério da Educação – destacou o prefeito.
No encontro oficial no Ministério da Educação, em Brasília, o prefeito Rogério Cabral esteve acompanhado pelos três vereadores integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal: Marcelo Verly, Claúdio Damião e Professor Pierre.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também esteve presente à reunião no Ministério da Educação e deu total apoio à proposta, que considera como de interesse público de Nova Friburgo e de toda a região. O senador garantiu que fará todos os esforços possíveis junto ao reitor da UFF, Roberto Salles, que, segundo entendimentos de todos, é uma figura chave no processo.