Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Fazenda São Clemente, em Boa Sorte, no município de Cantagalo, sediou o lançamento do livro “Grande Álbum das Fazendas Históricas de Cantagalo”, no dia 28 de novembro.
O saudoso professor e jornalista Sebastião Carvalho é o autor dessas obras e faleceu recentemente, cabendo a sua esposa Rosa Maria Werneck Rossi de Carvalho o desafio de editar e publicar essas obras. Além do Álbum das Fazendas, também foram relançados os livros “Tesouro de Cantagalo”, “A Odisseia de Mão de Luva”, e “Amargura e Gênio na vida de Euclides da Cunha”, também de autoria de Sebastião Carvalho.
O professor Claudio Prado de Mello esteve presente ao evento, representando o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Cultural (INEPAC) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“O INEPAC, que hoje atua pro-ativamente dando apoio a todas as genuínas iniciativas de proteger e salvaguardar o Patrimônio Fluminense, bem como de divulgar o Patrimônio do Rio de Janeiro, fará um lançamento, para o público do Rio de Janeiro, na sede do INEPAC e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, no dia 10 de Dezembro, por volta das 18h, seguido por um ‘hors d’ouevre’. No Rio de Janeiro, o lançamento contará com a prestigiosa participação da multi atriz Beth Araujo que dará voz à Euclides da Cunha, abrilhantando o evento”, informou Claudio Prado de Mello, em suas redes sociais.
Ele também aproveitou para parabenizar a viúva de Sebastião Carvalho pelo lançamento dos livros. “Parabéns a Dona Rosa Maria Werneck Rossi de Carvalho pelo trabalho monumental que foi fazer a edição dessas obras, perpetuando o nome e o trabalho do professor Sebastião Carvalho, que era membro da Academia de Letras de Nova Friburgo e do Cenáculo Fluminense de história e letras de Niterói”, afirmou.
Para o lançamento de quatro importantes livros sobre o patrimônio de Cantagalo, o proprietário da Fazenda São Clemente, Marcelo Monnerat, abriu os salões da centenária fazenda, já que além de herdeiro e proprietário da fazenda, é um grande apaixonado pela memória da família e da casa e um grande colecionador.
O evento contou com a performance da atriz Beth Araujo, que contou de forma dramática a história de Mão de Luva, um dos personagens da história de Cantagalo, envolto em mistério e que esconderia um segredo relacionado a vida de Donna Maria l de Portugal.
O “Álbum das Fazendas de Cantagalo” reúne 35 fazendas e revela o potencial turístico, cultural, agrário e agropecuário de Cantagalo.
Além de participantes de professores, historiadores e jornalistas, o evento contou com o ex-assessor de Cultura de Cantagalo, o futuro vereador eleito Matheus Lucas de Arruda Câmara; o restaurador Gilson Andrade; os professores e pesquisadores Douglas Rosa Souza e Jorge Moraes; os proprietários das Fazendas São Clemente, Marcello Monnerat, e Fazenda Sant’Anna, Renato Lutterbach; o presidente e secretário do Conselho Municipal de Patrimônio, professores Gilson Andrade e Gilberto Cunha Jr.; o diretor do INEPAC, Claudio Prado de Mello; o secretário Municipal de Esportes, Certames e Lazer, Cleyton Filho; a diretora de Certames e Lazer, Tatiana Zanon; o presidente do Fórum Serrano de Gestores Culturais, Jorge Ayer; a ex-diretora da Casa de Euclides da Cunha, Erenita Pietrani; o proprietário da editora Cantagalense “Outra Margem”, Rick Cunha; a escritora Fabiana Corrêa; a professora Anabelle Loivos; a atriz Beth Araujo e diversos outros pesquisadores, professores e autoridades.