Rotary Clube Nova Friburgo homenageia 160 anos da Banda e os 20 anos de regência do Maestro Nelson José

Cento e sessenta anos não são 160 dias. Exatamente por isso, a exemplo do que aconteceu em 2013, no seu sesquicentenário, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense segue comemorando seu 160º ano durante todo 2023, mesmo já passados dois meses da data de aniversário, em 26 de fevereiro último. Fundada em 1863, pelo maestro lisboeta Samuel Antonio dos Santos, a Euterpe Friburguense segue como uma das mais antigas bandas de música civis do Brasil, em funcionamento ininterrupto.

Na noite do dia 27, o Rotary Clube Nova Friburgo realizou sua reunião festiva, em homenagem à agremiação musical, mas também reverenciou o maestro Nelson José da Silva Neto que, em julho próximo, completa exatos 20 anos como regente-titular da agremiação musical. O Maestro Nelsinho, aluno da banda Euterpe desde os 9 anos, estreou como músico aos 12 e assumiu o posto na véspera da apresentação agendada para o Festival de Inverno de Nova Friburgo daquele ano, estreando num concerto na ilha do Country Clube. É mais um exemplo de verdadeira ‘Cria da Casa’, como muitos outros músicos locais.

 

O presidente Benitez recebe diploma alusivo à homenagem
O presidente Benitez recebe diploma alusivo à homenagem

 

Emoção em famílias

Com cerimonial a cargo da advogada Rosângela Cassano, sob a presidência de Eduardo Vizani, o Rotary Nova Friburgo também empossou, na mesma noite festiva, mais um integrante: o jovem publicitário Daniel Carlos Gonçalves Ramos (sócio diretor da Target Comunica), em momentos de grande emoção ao qual estiveram presentes as duas famílias, tanto do empossado, quanto do homenageado, a chamada ‘Família Euterpista’. Sem poder comparecer, os pais do Maestro Nelson – a professora Irene Carestiato Silva e o empresário Francisco Assis da Silva – enviaram uma mensagem, lida por Silvio Carestiato, padrinho do maestro. O texto citando Dom Helder Câmara e também o salmo bíblico 127,4, que faz analogia que “filhos são como flechas na mão do guerreiro”, significando que “devem ir mais longe que os pais, já que uma flecha sempre vai mais longe do que o arqueiro que a lançou”.

Em pronunciamento agradecendo a homenagem, o maestro Nelsinho disse que é feliz e realizado pelo que faz. Disse ainda que a Banda Euterpe é passado e presente, mas também está de olho no futuro, destacando o trabalho de inclusão sócio-cultural e educativo realizado ao longo desses 160 anos pela Escola de Música Samuel Antonio dos Santos, com a formação, em média, de 100 alunos de música por ano. E conclamou a todos que “ajudem para que a Euterpe continue, no mínimo, por mais 200 anos”.

 

O maestro Nelson agradeceu às homenagens à Euterpe e aos seus 20 anos como regente
O maestro Nelson agradeceu às homenagens à Euterpe e aos seus 20 anos como regente

 

A também rotariana e vice-presidente do Conselho Fiscal da banda, Maiby Carestiato Frossard, leu histórico sobre a agremiação musical, enquanto o atual Presidente, o advogado Paulo Benitez da Silva, falou do grande desafio em manter a instituição mais do que sesquicentenária, e da imensa satisfação de fazer parte dessa história, que é indissociável da própria História friburguense.

Tanto o Presidente da Banda, Paulo Benitez, quanto o maestro Nelson José, receberam do Presidente Vizani e do governador de Rotary, Dalton Carestiato, diplomas alusivos às homenagens e como não poderia faltar música, a noite contou ainda com a animação do grupo de chorinho da Euterpe. Além do próprio maestro Nélson (percussão), se apresentaram Francisco Duarte (trompete), Gustavo Dutra (teclado) e Igor da Conceição (clarineta).

 

Presidentes Vizani, Benitez, Ney Camargo, o maestro Nelson, Maiby e o governador Dalton Carestiato
Presidentes Vizani, Benitez, Ney Camargo, o maestro Nelson, Maiby e o governador Dalton Carestiato

 

E seguem as comemorações

Enquanto se prepara para as celebrações ao 205º aniversário de Nova Friburgo, no próximo mês, inclusive o desfile cívico de 16 de maio, a Euterpe tem outros compromissos já agendados, sendo o primeiro na próxima semana, quando sua Camerata Feminina estará no ‘Arp de Portas Abertas’. As musicistas Andreza Rodrigues Duarte (flauta), Gabrielle Amaro (trompa) e Iara Conceição (clarineta) se apresentarão, às 11h30 do sábado, 6 de maio, no evento que o Espaço Arp realiza a cada primeiro fim de semana do mês, e que neste próximo maio será dedicado ao aniversário do município.

 

Rotary Clube Nova Friburgo homenageia 160 anos da Banda e os 20 anos de regência do Maestro Nelson José

 

Rotary Clube Nova Friburgo homenageia 160 anos da Banda e os 20 anos de regência do Maestro Nelson José

 

Fotos: Ney Camargo

Ver anterior

Governo Federal dá reajuste de 9% a servidores

Ver próximo

“Os tempos da Prefeitura de Cantagalo – parte 2”, por Celso Frauches

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!