Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Iniciativa produz o sabão ecológico a partir de óleo de soja usado e contribui para a preservação do meio ambiente
A Holcim Brasil e o Instituto Holcim, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro São José (AMBSJ), dão continuidade ao projeto ‘Nem Luxo, Nem Lixo’, em Cantagalo. Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das capacidades da associação, com foco na geração de renda, a iniciativa capacita os participantes em técnicas de fabricação de sabão a partir de óleo de soja usado, o popular óleo de cozinha.
O produto passa por um processo de coleta em comércios e residências. Após ser filtrado, é armazenado. A partir disso, o sabão começa a ser preparado, os produtos homogeneizados e cortados em barras. Após passar por uma secagem e limpeza, está pronto para a venda.
O LimpEco é comercializado por seis mulheres, que também trabalham em sua produção. O sabão já conquistou clientes fiéis. “A expectativa é alcançar um resultado ainda melhor, uma vez que o produto possui um grande apelo ambiental”, diz Anne Crizóstomo Mello, gestora local do Instituto Holcim em Cantagalo.
Entre 2011 e 2014, o programa vendeu 3.448 kg de sabão e já impactou a vida da comunidade. Além de possibilitar uma nova fonte de renda, melhora, também, a autoestima dos colaboradores, desenvolvimento da capacidade coletiva e o aumento da representatividade da AMBSJ.
A atividade faz parte do programa ‘Ação e Reação’, também desenvolvido pela associação, em parceria com o Instituto Holcim, Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), o Programa PorAmerica – promovido e cofinanciado pela RedEAmerica, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário – e o Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimento (BID/Fumin).
O Instituto Holcim (IH) é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2002 pela Holcim Brasil – indústria de cimento, concreto e agregados do país. O IH surgiu com o intuito de reunir as ações sociais que a empresa promovia e direcionar o trabalho para projetos de desenvolvimento local nas localidades em que a Holcim tem unidades produtivas.
Os projetos de investimento social apoiados pelo Instituto Holcim estão ligados à geração de trabalho e renda, educação para o trabalho e educação ambiental, sempre de forma integrada. Todos são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade e o IH atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais; Cantagalo, Cordeiro, Macuco e Magé, no Rio de Janeiro; e Mairiporã, São Paulo e Sorocaba, em São Paulo.
O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica. Em 2012, o IH comemorou 10 anos, tendo apoiado 60 projetos, 83 mil pessoas e estabelecido 70 parcerias.
A Holcim Brasil S. A. faz parte do grupo suíço Holcim Ltd, uma das líderes mundiais no setor, com operações em cerca de 70 países. Com faturamento líquido de cerca de R$ 1,64 bilhão em 2013, a empresa conta com 1,7 mil colaboradores. Seu parque industrial é composto por três fábricas e duas moagens, centrais de concreto fixas e móveis, e três unidades extratoras de agregados.
A empresa foi a primeira cimenteira do país a obter a certificação ISO 9001. Seus investimentos em meio ambiente, também lhe garantiram o status de pioneira no setor ao obter a ISO 14001.
O grupo foi reconhecido, pelo nono ano, como um dos líderes mundiais no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.