Saiba como evitar acidentes com eletricidade envolvendo crianças dentro e fora de casa

Durante as férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo em casa, é ainda mais importante garantir um ambiente seguro para a garotada. A eletricidade torna nossa vida mais fácil e confortável, mas também pode ser perigosa se não for tratada com cuidado, principalmente ao ter crianças em casa. Durante as férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo em casa, é ainda mais importante garantir um ambiente seguro. Pensando nisso, a Energisa Minas Rio compartilha algumas orientações essenciais para evitar acidentes.

Entre as dicas, Valdecy Barros, supervisor da Distribuidora, destaca que “as crianças e adolescentes devem ser orientados a não utilizarem celulares ou tablets enquanto estão carregando.” Além disso, outros cuidados simples podem fazer toda a diferença:

Proteja as tomadas: utilize protetores de tomadas para evitar que objetos sejam inseridos ou que crianças curiosas se machuquem.

Organize os fios: mantenha fios elétricos fora do alcance, bem presos e sem improvisos para evitar tropeços, puxões ou mordidas.

Evite improvisos com extensões: certifique-se de que os cabos não fiquem espalhados no chão. O supervisor ainda aponta outras situações e dicas para evitar acidentes ao ter crianças em casa:

Ensine as crianças a não brincarem com aparelhos elétricos: explique que aparelhos como secadores de cabelo, liquidificadores e outros objetos com fio devem ser manuseados apenas por adultos. Nunca permita que elas brinquem com esses equipamentos, especialmente em ambientes úmidos.

Mantenha os aparelhos elétricos longe da água: a água e a eletricidade não são uma boa combinação. Nunca use aparelhos elétricos perto de banheiras, pias ou piscinas. E se algum equipamento cair na água, não tente retirá-lo sem desligar a energia.

Supervisione sempre as crianças em ambientes públicos: em locais como parques, escolas ou outras áreas quem tenham aparelhos elétricos, fique atento e evite que as crianças se aproximem de fios expostos, tomadas e equipamentos elétricos.

Para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. “Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação, ou equipamentos da rede elétrica, pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas”, reforça Valdecy. Por fim, ao empinar pipas, é importante não utilizar linhas metálicas ou com cerol, pois também podem machucar quem estiver por perto.

Ver anterior

São Sebastião do Alto poderá ter rádio educativa autorizada pelo Ministério das Comunicações

Ver próximo

Distrito de Porto Velho do Cunha participa de oficina sobre Educação Ambiental

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!