Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes serão contemplados, ainda em 2012, com projetos de saneamento básico na zona rural. No início do ano, o Rio Rural, programa do Governo do Estado, anunciou a instalação de 5,3 mil fossas sépticas em propriedades rurais do interior fluminense, orçadas em quase R$ 7 milhões com recursos do Banco Mundial e que já começaram a ser construídas.
Nas regiões Norte, Noroeste e Serrana, o projeto será executado através de parceria entre as prefeituras e a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Rio Rural e da Emater-Rio – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). Com as fossas, os dejetos não serão lançados diretamente no ambiente, evitando, assim, a contaminação dos recursos hídricos e do solo e, consequentemente, prevenindo doenças.
O sistema de tanque séptico funciona com digestão anaeróbica (sem oxigênio) e possui um filtro onde são geradas bactérias que digerem a matéria orgânica poluente, restando apenas água, que será lançada no ambiente sem causar danos.
No município de Santa Maria Madalena, na primeira fase, serão contempladas 20 residências de Agulha do Imbé, na microbacia Médio Imbé, onde a falta de tratamento do esgoto foi um dos problemas apontados pela comunidade no diagnóstico rural participativo da microbacia.
De acordo com o técnico executor do Rio Rural e extensionista da Emater-Rio Rafael de Souza Pereira, o projeto será estendido a outras localidades do município assim que a instalação das unidades deste primeiro lote estiver concluída.
Um dos beneficiários do programa será o casal de apicultores Marco Antônio e Rose Mary Abreu. Hoje, o casal possui 12 caixas de abelhas, que produzem uma média de 60 litros de mel/mês.